Inovações em pesquisas fazem universidades da Paraíba liderarem ranking de pedidos de patentes no Brasil
A Paraíba aparece em destaque com mais de 170 depósitos nacionais de patente de invenção.
Neste ano, reportagens especiais do Portal T5 relataram as dificuldades causadas pelo contingenciamento em pesquisas na área da saúde. Veja: Falta de incentivo em pesquisas dificulta conhecimento de causas da microcefalia. Estudantes que tiveram notoriedade fora do país por meio do ensino público superior brasileiro também foram destaque: Do Sertão à Europa: como paraibano nascido em Coremas virou doutor na Universidade de Cambridge; Assim como projetos de estudantes e professores ofertados gratuitamente à comunidade: Poder da música recupera autoestima de idosos com Alzheimer.
A reitora ainda destacou que entre os projetos para 2020, estudantes e professores serão beneficiados com a internacionalização de pesquisas, com recurso de R$ 11 milhões financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Marcas e outros registros
Ainda foi divulgado o ranking dos maiores depositantes residentes de marca, com a TVSBT de São Paulo na liderança (206 pedidos), seguida por: Linx Sistemas e Consultoria Ltda (203 pedidos) e Globo Comunicação e Participações S.A. (179 pedidos).
Veja mais:
+ Adolescente é morto a tiros e ao menos cinco pessoas são baleadas em comunidade no Cristo