TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
tá andando

Projeto da Barreira do Cabo Branco será levado ao Governo Federal para liberação de recursos

Presidente da República deve disponibilizar verba já na semana que vem para a continuação das obras, que foram iniciadas com recursos próprios da Prefeitura de João Pessoa, em caráter emergencial

Por Redação T5 Publicado em
Barreira cabo branco Portal T5 17 06
Barreira do Cabo Branco vem sofrendo cada vez mais com a erosão Barreira do Cabo Branco vem sofrendo cada vez mais com a erosão Foto: Verinho Paparazzo/RTC

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, se reuniu nesta quarta-feira (7), em Brasília, com seis deputados federais paraibanos e com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto. A intenção do encontro foi apresentar ao ministério o projeto de drenagem da Barreira do Cabo Branco, em João Pessoa, para que possa ser levado ao Governo Federal e, consequentemente, ter recursos liberados para a continuação das obras em uma das principais regiões turísticas da capital.

De acordo com Canuto, o presidente da República, Jair Bolsonaro, deve autorizar a liberação da verba já na próxima semana. Assim, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) poderá dar continuidade à primeira etapa das obras, iniciadas com recursos próprios em caráter emergencial. Esta fase inicial consiste na realização de uma drenagem na parte de cima da barreira, e é considerada a principal intervenção na parte continental.

“Vencemos mais uma etapa deste processo, que visa algo fundamental para nossa cidade: a proteção da falésia do Cabo Branco”, comentou Cartaxo, que esteve acompanhado dos deputados Ruy Carneiro, Julian Lemos, Aguinaldo Ribeiro, Gervásio Maia, Wilson Santiago e Efraim Filho.

Após a fase de drenagem, que tem objetivo de disciplinar o escoamento das águas pluviais e reduzir a consequente erosão no local, estão previstas outras duas etapas. A próxima terá um procedimento de enrocamento, ou seja, a colocação de rochas no sopé da barreira para evitar que o mar atinja a falésia e continue provocando sua erosão, além da engorda da área de praia (adição de mais areia).

Por fim, a terceira e última fase será a construção de gabiões marinhos intercalados com a linha de corais existentes.

Leia também:

Tabela da Copa do Nordeste 2020 é divulgada; veja adversários do Botafogo-PB

Menor preço do pão francês continua em R$ 6,99 em João Pessoa, diz nova pesquisa



Relacionadas