Theatro Santa Roza celebra 130 anos com programação cultural gratuita neste fim de semana
As comemorações organizadas pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) são gratuitas.
Um dos teatros mais antigos da Paraíba celebra 130 anos neste fim de semana, em João Pessoa. Entre esta sexta-feira (1º) e o próximo domingo (3), o Theatro Santa Roza terá uma programação com dança, música e teatro.
O espaço foi inaugurado no dia 3 de novembro de 1889, ocasião em que foi apresentado o drama “O Jesuíta – ou O Ladrão de Honra”, de Henrique Peixoto. Ao longo dos anos, todas as intervenções arquitetônicas tiveram a preocupação de conservar o estilo original arquitetônico. O teatro, tombado igualmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, é considerado ícone da cultura paraibana e patrimônio do estado.
As comemorações organizadas pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) são gratuitas.
Confira:
SEXTA (1º):
19h – “EBULIÇÃO” – Dança, com Valéria Vicente (PE);
Performance-instalação na qual o público é convidado a se deslocar, mudando suas perspectivas de percepção. Nela se ultrapassa o lugar da espetacularidade e é permitida uma interação entre a artista e a “plateia” em uma experiência sensorial, física e mental.
@valeria.vicente.frevo
20h - BIG BAND RUBACÃO JAZZ (PB);
Formada por alunos e ex-alunos dos cursos de Música UFPB, totalizando 25 componentes, Rubacão Jazz engloba as mais variadas experimentações rítmicas brasileiras.
@rubacaojazz
SÁBADO (2):
20h – BERRA BOI (PB), no palco armado na área externa do Theatro Santa Roza;
O trio instrumental “Berra Boi” busca sonoridades urbanas e nativas da América Latina e da África, passeando por beats de Funana, Ragga, Dub, Cúmbia e Baião. O resultado é uma música dançante, que bebe de diversos estilos festivos dos guetos do planeta.
@berraboi
DOMINGO (3):
19h - Encenação de 'Contos do Santa Roza' com alunos de cursos livres de teatro; @cursolivreteatrosantaroza
19h30- Apresentações de dança dos alunos do Theatro Santa Roza e dos alunos da Escola de Circo da Funesc
20h – “JOANAS DO BRASIL” (PB) – Teatro (Funesc);
História de desilusão amorosa, abandono e vingança criada por Chico Buarque e pelo paraibano Paulo Pontes, na qual é retratado o sofrimento de uma mulher periférica chamada Joana, diante da partida de Jasão, seu marido, que decide largar a mulher para se casar com outra, mais jovem e com melhores condições de vida. Montagem feita com os estudantes do curso de teatro da Fundação Espaço Cultural, em homenagem ao teatrólogo Roberto Cartaxo.
Veja mais:
+ Paraíba chega a 30 casos confirmados de sarampo, diz secretário