Casos de dengue aumentam 67% em um ano na Paraíba; Secretaria confirma dez mortes
Segundo o relatório, o pico de casos foi entre os meses de abril e maio
A Secretaria de Estado da Saúde registrou a morte de 54 pessoas e o aumento nos casos de doenças causadas por arboviroses na Paraíba, em 2019.
De acordo com o relatório divulgado nesta terça-feira (5), os diagnósticos de dengue tiveram aumento de 67,06%, com 17.149 casos. Quanto à chikungunya foram notificados 1.243 casos prováveis, o que corresponde a um aumento de 38,11%. Para a doença aguda pelo vírus zika, o aumento foi de 18,65%, com 388 casos notificados.
De acordo com o boletim, entre as mortes, dez foram confirmados por dengue nos municípios de Bayeux, Santa Rita, Solânea, Araruna, Cachoeira dos Índios, Soledade e Conde e João Pessoa; Por zika, três pessoas morreram em João Pessoa e em Junco do Seridó; um caso foi confirmado por morte causada pela chikungunya, no município de Fangundes. Foram descartados 32 casos e oito óbitos ainda seguem em investigação.
Segundo o relatório, o pico de casos foi entre os meses de abril e maio, seguido de redução em junho, tendo em vista que historicamente a sazonalidade se apresenta no primeiro semestre do ano.
Dos 223 municípios do estado, apenas 13 (5,8%) não realizaram notificações de casos suspeitos para arboviroses sendo, considerados silenciosos pela Secretaria de Saúde.
Veja mais: