Vídeo mostra pescadores tentando resgatar tartaruga presa em óleo entre PB e PE; veja
Segundo o pescador, a tartaruga foi encontrada entre o litoral sul da Paraíba e o litoral norte de Pernambuco, próximo à praia de Acaú e do Rio Tracunhaém
Pescadores que atuam na praia de Acaú, no município paraibano de Pitimbu, tentaram resgatar uma tartaruga que estava envolvida em óleo, na tarde desta quarta-feira (23). De acordo com um dos pescadores, o animal estava debilitado e não conseguiu sobreviver.
Segundo o pescador, a tartaruga foi encontrada entre o litoral sul da Paraíba e o litoral norte de Pernambuco, próximo à praia de Acaú e do Rio Tracunhaém. O pescador relatou que o grupo fez de tudo para impedir a morte do animal, mas sem sucesso. Ele relatou que não tinham equipamento adequado nem conhecimento técnico para o resgate.
Nesta quinta-feira (24), uma operação integrada entre as polícias Civil e Militar da Paraíba, Marinha e Secretaria de Meio Ambiente do estado culminou no monitoramento de cerca de 12 km de praias com foco na faixa litorânea sul paraibana.
Drones sobrevoaram a extensão com o objetivo de encontrar manchas de óleo na faixa de areia ou no mar. Ao Portal T5, o Tenente Figueiredo, da PM, informou que não foram identificados sinais de óleo nos trechos explorados.
Na terça (23), o óleo atingiu às praias do Pilar e Jaguaribe, em Itamaracá, no Litoral Norte de Pernambuco.
Na última segunda, o Portal T5 publicou uma matéria onde o gestor da Superintendência de Administração do Meio Ambiente, Anníbal Peixoto, discorreu sobre a preocupação do avanço das manchas no litoral do estado vizinho. Naquele momento, o montante estava próximo ao litoral de Recife. Com a evolução, praias das cidades de Paulista e agora Itamaracá, foram atingidas.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Portal T5 (@portalt5) em 24 de Out, 2019 às 1:12 PDT