Saiba o que pode causar a explosão do celular e como se prevenir
O dispositivo eletrônico pode trazer riscos, saiba como evitá-los.
O telefone celular tornou-se um utensílio essencial e que passamos praticamente todo o dia ao lado dele. Porém por ser um dispositivo eletrônico, ele pode trazer riscos, em alguns casos pode ocorrer até a explosão da bateria do aparelho.
+ Policial militar é morto com tiro na cabeça durante ocorrência em Campina Grande
Foi o que ocorreu nesse domingo (8), com uma mulher na orla de João Pessoa. De acordo com a vítima, tudo aconteceu quando ela estava trabalhando em um barraca de bebidas na praia de Cabo Branco. O celular, que foi comprado há dois meses, explodiu dentro da pochete que estava presa ao corpo. A mulher, de 30 anos, sofreu queimaduras graves e foi encaminhada para o Hospital de Emergência e Trauma da capital, onde permanece internada com estado de saúde considerado regular.
+ Empresário é preso acusado de golpes de até R$ 200 mil em João Pessoa
Segundo especialistas, a explosão ocorre quando há superaquecimento da bateria. Como o periférico é projetado para aguentar até 135ºC, quando passa dessa temperatura, ela pode causar uma explosão, ou pegar fogo. Isto pode acontecer em duas situações:
+ Trabalho infantil: criança de 10 anos é encontrada esfolando animais em abatedouro da PB
1. Quando o celular está carregando: cada bateria possui um dispositivo de segurança que regula a quantidade de corrente elétrica que pode circular por ela. Se o dispositivo falhar, pelo motivo que for, pode haver um excesso de energia que causa superaquecimento e, consequentemente, a possível explosão.
2. Durante o uso: neste caso, há uma falha no componente de segurança que separa os pólos negativo e positivo da bateria, causando um curto circuito. Pode ser causado por defeitos de fabricação, entrada de pó ou umidade. Esse curto-circuito gera calor em excesso, derretendo o invólucro de plástico e deixando o ar entrar. O contato do ar com as substâncias da bateria faz o material entrar em combustão, chegando a até 800ºC, o que pode causar sérias queimaduras nas vítimas. E agora, como evitar?
Compre de marcas confiáveis
Alguns casos de explosão da bateria são causados por defeitos de fabricação. Por isso, diminua a chance de um acidente ocorrer escolhendo uma marca confiável e com um bom histórico de suporte ao consumidor.
Use somente acessórios originais
Acessórios “piratas” não passam pelos mesmos teste de qualidade e segurança que os originais, e não são totalmente confiáveis. Um carregador que não é original pode causar diferenças de tensão elétrica e levar a defeitos perigosos na bateria, além da diminuição da vida útil.
Se precisar trocar a bateria, opte sempre pelo modelo indicado pelo fabricante, que oferece mais segurança e possui garantia de fábrica. Em muitos casos, o barato pode sair caro.
Não exponha o celular ao calor
Evite andar muito tempo com o celular no bolso, principalmente se usar as famosas “meias de celular” feitas de tecido. Procure também não deixá-lo exposto ao sol, no painel do carro, perto do fogão ou microondas.
Evite a umidade
A umidade é uma grande inimiga da sua bateria. Evite levar o celular para o banheiro durante o banho, por exemplo, ou deixar o aparelho parado na praia ou próximo de alguma piscina.
Tempo certo na tomada
Procure desconectar o celular da tomada assim que ele der o aviso de bateria carregada. Deixá-lo ligado à corrente por muito tempo pode diminuir a vida útil e levar a defeitos posteriores.
Com cuidados básicos e seguindo essas dicas, você pode usar o seu aparelho livre de preocupações.
Veja mais:
+ Ex-MasterChef abandona carreira e exibe diploma da 'Le Cordon Bleu': "Uma honra"
+ Veja como estão Drew e Tonya, do seriado “Todo mundo odeia o Chris”, 10 anos depois
+ Celular explode e vítima sofre queimaduras graves, na orla de João Pessoa
+ Fogaça toma atitude após vazamento de vídeo íntimo na web; veja
+ Homem é acusado de esfregar órgão genital em meninas durante desfile cívico, na PB
Com informações do TechTudo