Projeto desperta consciência ambiental em crianças da rede pública de ensino de João Pessoa
Mais de 15 mil estudantes de três municípios brasileiros já participaram da iniciativa, que conta com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cidadania.
Cuidar do presente para garantir o futuro
O espetáculo “Presente de Cecília” conta, de forma metafórica, a história de Marquinhos - uma criança que vem do futuro para explicar para a pequena Cecília, que vive no presente, sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente e garantir um futuro sustentável para as próximas gerações.
A diretora artística da peça, Maria Vitória, comenta que a história tem um final feliz. “A geração presente consegue salvar a geração futura. Queremos que toda essa garotada entenda a força que tem para ajudar a salvar o planeta das interferências humanas feitas de forma irresponsável para que a gente também tenha um final feliz”, finaliza.
Gustavo Wanderley, diretor de planejamento da House Cultura e Cidadania, explica que, além dos atores principais, o espetáculo contará também com a participação de um intérprete de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), reforçando o contexto social dessa ação. “Não será apenas uma tradução do texto. Será um ator encenando e fazendo parte de todo o enredo”, explica.
Após o espetáculo, os estudantes participam de jogos interativos sobre as diferenças entre os tipos de resíduos e também receberão materiais educativos sobre o tema desenvolvidos pelo programa Ecocidadão, da Marquise Ambiental, que desenvolve, desde 2005, uma série de atividades visando a conscientização de crianças e comunidades de grandes pontos geradores de lixo em diversos municípios brasileiros, entre eles, João Pessoa.
“Esse projeto tangibiliza os pilares do nosso programa Ecocidadão. Estamos muito felizes com a grande aceitação das atividades e temos certeza de que será um sucesso em João Pessoa também”, ressalta Vini Fernandes, gerente de marketing do Grupo Marquise.
O projeto do espetáculo “Presente de Cecília” foi concebido pela House Cultura e pelo Grupo Marquise, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania, e conta com apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Secretaria de Educação, e patrocínio do Hapvida.