Moradores flagram motociclistas invadindo ciclovia na orla de Manaíra, em JP
A ação aumenta o risco de acidentes entre motociclistas e ciclistas, além da invasão de um espaço destinado aos transportes de tração humana
A sensação de impunidade faz com que imprudências no trânsito sejam cometidas frequentemente nos grandes centros urbanos. Na Avenida João Maurício, na orla de Manaíra, a moradores registraram cenas de irresponsabilidade. Motociclistas são vistos invadindo a ciclovia, instalada no local recentemente.
Leia Também:
+ Par romântico de Meghan Markle em "Suits" compartilha fotos informais da Duquesa de Sussex
+ IBGE lança edital para 2,6 mil vagas com salários de até R$ 3,1 mil
+ Homem morre após se engasgar com pedaço de fígado cru
De acordo com motoristas que passam pelo local, a cena não é rara. É fácil flagrar motos invadindo o espaço destinado a quem está de bicicleta. A ação aumenta o risco de acidentes entre motociclistas e ciclistas, além da invasão de um espaço destinado aos transportes de tração humana.
+ Ônibus cai em ribanceira após colidir com animal na BR-230, na Paraíba
+ Do chazinho ao churrasco: o cardápio dos senadores da PB bancado pelo contribuinte
Segundo a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), a ciclofaixa é uma garantia de segurança para os ciclistas. O órgão diz que a implementação de vias destinadas a ciclistas é parte de uma política mundial de mobilidade ativa, utilizada em todo o Brasil.
+ Homem fica com braço preso em moedor de carne em supermercado de JP
+ Policial aposentado é atropelado quando atravessava faixa de pedestre, em JP
A pena para quem transita em locais destinados a ciclistas prevê 7 pontos na carteira e multa de R$ 574,62.
Perigo em números
Em João Pessoa, números da Semob-JP registraram 5.769 acidentes no ano passado (2018). Desse total, mais de 4,5 mil foram vítimas de acidentes envolvendo moto. O levantamento também mostra que as motos estão presentes em 71% dos acidentes com vítimas feridas e em 76% daqueles em que ocorrem mortes.