Fatura de energia deve ficar mais barata, diz Aneel
A bandeira tarifária será amarela
A conta de energia deve ficar mais barata no mês de outubro, conforme anunciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
+ "Pedal beneficente" deve reunir mais de 120 ciclistas, em João Pessoa
A notícia é boa, isso porque a bandeira tarifária deve ser amarela. Isso significa que a tarifa sofre acréscimos de R$ 1,50 a cada 100 quilowatt/hora (kWh) consumidos. A determinação representa uma redução, já que nos meses anteriores, em agosto e setembro a agência tinha adotado a bandeira vermelha no patamar 1, que acrescentava R$ 4 para cada 100 kWh consumidos.
De acordo com a Aneel, a mudança da bandeira vermelha para amarela por causa da previsão do aumento das chuvas no próximo mês. “A previsão hidrológica para o mês sinaliza elevação das vazões afluentes aos principais reservatórios, o que também permitirá reduzir a oferta de energia suprida pelo parque termelétrico”, disse a agência, em nota.
As bandeiras tarifária funcionam em três escalas: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) vão apontar se o serviço vai custar mais ou menos com base nas condições para geração de energia.
Leia mais: 18ª edição da parada LGBTQI+ de João Pessoa acontece neste domingo (29)
+ Entidades realizam protesto cobrando proteção à elefanta Lady