Às vésperas da eleição dos novos conselheiros tutelares, RTC intensifica parceria com o MPPB
Promotora Juliana Couto Ramos realizou visita de cortesia a rede para expor detalhes da fiscalização realizada pela instituição.
No próximo domingo (6), brasileiros escolherão os novos gestores dos conselhos tutelares nos mais de 5 mil municípios do país. Na Paraíba, o momento decisivo exige reflexões por parte da sociedade que busca estar em concordância com decisões tomadas pelos novos responsáveis pelas atividades relacionadas aos direitos da criança e do adolescente.
A Rede Tambaú de Comunicação (RTC) recebeu nesta segunda-feira (30) a visita da promotora Juliana Couto Ramos, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente e da Educação, que destacou o trabalho realizado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) às vésperas do pleito.
“Essa parceria é muito importante. É através da imprensa que conseguimos veicular matérias de importância que entendemos ser pertinentes expor a sociedade pra que todos possam entender a validade de participar da eleição para os Conselhos Tutelares”, destacou a promotora.
Para Heloísa Amorim, Gerente de Conteúdo da RTC, o momento é fundamental pois se faz necessário o esclarecimento das dúvidas por parte da população sobre a atuação dos conselheiros. “Essa eleição envolve profissionais de extrema importância para o desenvolvimento da sociedade. São os conselheiros que trabalham intermediando o que as crianças e adolescentes em situação de risco necessitam dos órgãos que garantem o direito. Nós enquanto veículo de comunicação precisamos ser atuantes nessa prestação de serviço e alertar toda comunidade sobre a importância desse pleito”, afirmou.
Ainda de acordo com Juliana Couto Ramos, “as pessoas que ocupam cargos de Conselho Tutelar são mandatários da sociedade pra proteger direitos e garantir a execução de políticas públicas em prol da criança e do adolescente”.
A eleição acontece neste domingo em municípios do Litoral ao Sertão paraibano. Em João Pessoa, por exemplo, são 21 locais de votação. Para as 35 vagas disponíveis, existem 81 candidatos.
“O
MPPB atua como fiscalizador desse processo. Desde o registro de
candidaturas, o MPPB - no
âmbito de todo estado por
meio de suas promotorias
- vem acompanhando o registro de candidaturas e conversando com os
candidatos. Agora, no momento da votação estaremos presentes para
garantir a lisura do processo”, finalizou.