Paraíba tem dois casos suspeitos de sarampo
Conforme o Ministério da Saúde, nos últimos 90 dias o Brasil registrou 1.226 casos confirmados de sarampo.
Dois casos suspeitos de sarampo estão sob investigação pela Secretaria de saúde da Paraíba. A informação é do secretário Geraldo Medeiros. Os locais onde esses casos foram identificados ainda não foram revelados. “Estamos aguardando o diagnóstico pela FioCruz e anunciaremos quando tivermos o diagnóstico definitivo”, explicou.
Conforme o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, nos últimos 90 dias, entre 12 de maio a 03 de agosto de 2019, o Brasil registrou 1.226 casos confirmados de sarampo. Os surtos da doença aconteceram no Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Paraná.
Por conta disso, a Secretaria de saúde do estado emitiu alerta para que todo caso suspeito seja comunicado às autoridades sanitárias e de vigilância em até 24 horas.
TIRE SUAS DÚVIDAS:
O que é sarampo?
Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.
Quais são os sintomas do sarampo?
febre acompanhada de tosse;
irritação nos olhos;
nariz escorrendo ou entupido;
mal-estar intenso;
Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.
Como prevenir o sarampo?
O sarampo é uma doença prevenível por vacinação. Os critérios de indicação da vacina são revisados periodicamente pelo Ministério da Saúde e levam em conta: características clínicas da doença, idade, ter adoecido por sarampo durante a vida, ocorrência de surtos, além de outros aspectos epidemiológicos.
Quando tomar a vacina do sarampo?
Primeira dose: Aos 12 meses de idade (1 ano)
Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida
Tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade?
Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina;
Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.
Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?
De 1 a 29 anos - São necessárias duas doses;
De 30 a 49 anos - Apenas uma dose.