Paraíba tem redução de 4,27% na tarifa de energia
A diminuição de encargos foi um dos fatores que contribuiu para essa queda.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (20), a redução da tarifa de energia para os consumidores da Energisa Paraíba. O efeito médio para o consumidor é de menos 4,27%.
Para os clientes de baixa tensão, a redução vai ser de 4,23%. Já para os clientes de alta e média tensão, como as indústrias, a redução será de 4,40%. A nova tarifa começa a valer a partir do dia 28 de agosto, sendo aplicada na energia consumida a partir desta data.
O diretor-presidente da Energisa Paraíba, Ricardo José Charbel, lembra que a conta de energia está relacionada ao consumo do cliente. E que, mesmo a tarifa estando mais baixa, é necessário ter hábitos de consumo eficiente. “A forma como utilizamos a energia impacta diretamente no nosso orçamento familiar e empresarial. Ter atitudes que contribuam para a redução da conta de energia deve ser parte da rotina de todos nós”, afirmou.
A Aneel realiza o reajuste tarifário previsto no contrato de concessão da empresa. Estes contratos apresentam regras bem definidas a respeito das contas de luz, bem como a metodologia de cálculo dos reajustes. Pela norma, o valor da tarifa poderá ser reajustado anualmente – o chamado Reajuste Tarifário Anual – e a cada quatro anos, no processo de Revisão Tarifária Periódica.
COMPOSIÇÃO DA TARIFA DE ENERGIA
A tarifa de energia elétrica é composta por custos da distribuição, que formam a Parcela B da tarifa, e os custos de transmissão e geração de energia, além de encargos e impostos, chamados de Parcela A. O preço final da tarifa é dividido, portanto, em duas parcelas:
Parcela A – trata-se de custos cujos montantes e preços escapam à vontade ou gestão da distribuidora, que atua apenas como arrecadadora;
Parcela B – custos diretamente gerenciáveis, administrados pela própria distribuidora, como operação e manutenção e remuneração dos investimentos.
Na conta de luz reproduzida abaixo, é possível conferir a composição da tarifa residencial antes e depois da correção:
Nos processos de Reajustes Tarifários Anuais, a Aneel promove um reajuste na tarifa vigente a fim de corrigir seu valor pelo índice de inflação acumulado no último ano. Além disso, nesse processo a Aneel aplica um fator de ajuste que visa compartilhar com seus consumidores o ganho de eficiência obtido pela empresa, que no caso da Paraíba é a Energisa, e, com isso, diminuir o impacto do índice de reajuste anual.
Mais informações podem ser obtidas através do número 0800 083 0196, site www.energisa.com.br ou pelo app Energisa On.
Veja também:
+ Quase 190 mil paraibanos têm direito à desconto na conta de energia e não utilizam; saiba como pedir