Manifestantes protestam pelo direito de deficientes frequentarem praia de João Pessoa
Ato ocorreu neste sábado (24) após divulgação de uma solicitação de moradoras do Cabo Branco que pediam a retirada de deficientes físicos da praia.
As areias da Praia de Cabo Branco, em João Pessoa, receberam manifestantes na manhã deste sábado (24) em protesto contra um grupo de moradoras do bairro nobre, que procuraram a verdeadora Helena Holanda (Progessistas) para solicitar a transferência de um projeto que beneficia pessoas com deficiência naquele local.
O pedido era para a restrição de pessoas com deficiência à orla durantes as atividades do projeto. Segundo as solicitantes, que não tiveram a identidade divulgada, a permanência das pessoas com deficiência provoca o ‘enfeiamento’ do cartão postal, afirmou Helena Holanda.
Em entrevista, a vereadora detalhou como o caso aconteceu. “Cinco senhoras acima de 80 anos me procuraram de uma forma anônima e me fizeram dois pedidos: o primeiro era de que eu retirasse, transferindo daqui (da praia do Cabo Branco) o projeto Praia Acessível”, disse. “Aqui várias pessoas com deficiência vêm praticar esportes, trocar ideias, interagir uma com as outras, andas nas cadeiras adaptadas e tomar banho de mar”, detalhou. “Elas pediram pra transferir porque aqui é um ‘lugar de pessoas ilustres’, que a orla do Cabo Branco foi criada por pessoas de renome e que esse projeto não está trazendo um ‘um quando belo’, que melhorasse a aparência do local rico de cultura, pessoas ilustres e de alta relevância”, contou.
“Eu disse que seria impossível atender um pedido desse. Que não iria retirar nada. Agora elas me deram uma ideia. Invés de reduzir, vamos ampliar. Como é realizado em apenas um dia, vamos alargar pra mais dias, com mais atividades, porque a pessoa com deficiência é cidadã e merece esse direito”, finalizou a vereadora.
Veja mais:
+ McDia Feliz acontece neste sábado (24): Transforme Big Mac em sorrisos!