TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
alerta

SES fornece 0800 para notificar casos suspeitos de sarampo na PB

No estado, foram notificados 50 casos suspeitos da doença.

Por Redação T5 Publicado em
Campanhacontraagripecomeanaprximasegunda23saibacomoseravacinao
Foto: Reprodução/Internet

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) disponibilizou nesta quinta-feira (29) contato telefônico gratuito para que a população e profissionais de saúde da rede pública e privada possam notificar imediatamente, no prazo de 24h, casos suspeitos de sarampo. De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, o contato podem ser realizados de forma gratuita pelo 0800 281 0023 de qualquer parte do estado.

“Esse telefone sempre esteve disponível para casos emergentes em saúde pública. Mesmo reconhecendo que, com relação ao sarampo, a Paraíba não está diante de uma situação de emergência, estamos deixando esse contato telefônico livre para que a população em geral e os profissionais de saúde possam notificar imediatamente os casos suspeitos de sarampo. Nossa equipe está a postos para receber as informações devidas e auxiliar em qualquer necessidade mediante caso suspeito”, explicou a gerente operacional do Cievs, Diana Pinto.

O sarampo é uma doença infecciosa, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. “Quanto mais precoce o diagnóstico e início do tratamento, melhor, para que comece imediatamente bloqueio vacinal e as medidas de vigilância epidemiológica para conter o vírus que é extremamente contagioso”, alertou.

Na Paraíba, até a 34ª Semana Epidemiológica, terminada em 24 de agosto, foram notificados 50 casos suspeitos de sarampo em 17 dos 223 municípios. Desse total, 11 casos tiveram uma primeira amostra reagente e/ou indeterminada (S1) pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PB) e foram enviadas ao Laboratório da Fiocruz para realização de outros exames e retestagem; 24 casos foram descartados e 15 seguem em investigação.

Veja também:

+Pai de menino atropelado por caminhão na PB vai responder por homicídio culposo

Após denúncia anônima, homem é preso e menor apreendido por tráfico no Brejo paraibano



Relacionadas