Paraíba tem 13º caso de Malária confirmado
O paciente é morador de Jacumã. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou neste sábado (13) o 13º caso de malária, na Paraíba. O paciente tem 59 anos e é morador do distrito de Jacumã, no município do Conde, no Litoral Sul paraibano.
O homem deu entrada no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), em João Pessoa, na sexta-feira (12) e permanece internado.
Além desses casos, uma venezuelana também foi diagnosticada com malária no dia 25 de junho. Ela apresentou apresentou sintomas da doença quando chegou à Paraiba. Segundo o HULW, a venezuelana não faz parte do grupo de pacientes investigados na Paraíba, pois a doença não foi contraída nesta região.
Ações
Diversas ações estão sendo realizadas no Conde, como aplicações espaciais de inseticida, o fumacê, e a borrifação domiciliar.
A população também deve ficar atenta para medidas como: o uso de calças e camisas de manga longa e de cor clara, uso de repelentes, evitar locais próximos a criadouros naturais dos mosquitos (beira de rios e lagos, áreas alagadas ou coleções hídricas, região de mata nativa), principalmente nos horários da manhã e ao entardecer, por serem os períodos do dia de maior atividade dos vetores da doença, entre 17h e 6h, uso de telas protetoras nas portas e janelas e o uso de mosquiteiros.