Paraíba registra oitavo caso de malária
As vítimas foram atendidas no Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa
Subiu para oito o número de pessoas infectadas por malária na Paraíba. A confirmação é do Hospital Universitário Lauro Wanderley, onde as vítimas foram atendidas.
De acordo com a assessoria do HU, o sétimo paciente é um homem de 25 anos que deu entrada na unidade na sexta-feira (31). Ele foi atendido e depois retornou para a cidade de Conde, no Litoral Sul, onde está continuando o tratamento.
O oitavo caso registrado é uma mulher que foi atendida no HU no último sábado (1o) vinda de Jacumã. Ela está internada e seu estado de saúde é considerado estável.
Prevenção
A fim de prevenir a doença a Secretaria de Estado da Saúde atenta para medidas como: o uso de calças e camisas de manga longa e de cor clara, uso de repelentes, evitar locais próximos a criadouros naturais dos mosquitos (beira de rios e lagos, áreas alagadas ou coleções hídricas, região de mata nativa), principalmente nos horários da manhã e ao entardecer, por serem os períodos do dia de maior atividade dos vetores da doença, entre 17h e 6h, uso de telas protetoras nas portas e janelas e o uso de mosquiteiros.
Histórico
No dia 26 de maio, foi confirmado o sexto caso de malária na Paraíba. A paciente tem 26 anos, é moradora de João Pessoa, apresentou um histórico de ida ao município do Conde nos últimos 30 dias e tinha sintomas da doença.
O primeiro caso da doença foi registrado na unidade no dia 29 de março, uma mulher, de 35 anos, que finalizou o tratamento e deixou o hospital no dia 9 de abril.
Um homem também foi diagnosticado com malária no dia 6 de abril e já recebeu alta, assim como a terceira paciente com a doença que deixou o hospital no dia 22 do mesmo mês.
No início de maio, um idoso também apresentou sintomas da doença e teve o teste confirmado. Ele fez o tratamento e recebeu alta no dia 9.
O quinto caso foi confirmado no dia 20 deste mês. Uma mulher de 27 anos procurou a unidade de saúde e realizou o exame, que confirmou a suspeita.