Equipe do Ministério da Saúde acompanha evolução de vítimas de malária na Paraíba
Cerca de 300 testes rápidos já foram realizados em pacientes.
Em
entrevista ao Portal T5, Renata Martins, secretária
de saúde da cidade
de
Conde, no Litoral Sul da Paraíba, deu detalhes dó trabalho realizado
pela prefeitura da cidade, bem como os governos estadual e federal no
tocante ao combate a malária.
Segundo a representante, centenas de exames e testes foram realizados em pacientes que procuraram o serviço de saúde apresentando sintomas das doenças. Além do exame mais complexo, titulado como 'gota espessa', cidadãos também são submetidos a testes rápidos.
“Esse é um momento importante. Estamos trabalhando para identificar a ocorrência da doença”, disse. De acordo com Renata, uma equipe da prefeitura segue investigando as causas e os números da malária na cidade. O trabalho conta, inclusive, com um reforço do Ministério da Saúde que também conta com uma equipe.
“Um médico, uma enfermeira e dois estudantes fazem esse reforço. Eles estão acompanhando a evolução dos quadros de saúde das pessoas identificadas com a doença”, completou.
Questionada sobre a chegada dos kits com testes rápidos, a secretária informou que essa demanda depende do governo do estado que realiza o repasse. “O material chega a medida que há liberação do governo federal. Quando chega na Paraíba, o repasse é do governo do estado”, finalizou.
Leia mais: Jovem de 17 anos é internado com suspeita de malária em João Pessoa
+ Polícia prende grupo suspeito de chefiar tráfico de drogas na orla de João Pessoa