TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
qualidade desfavorável

Mais de 20 praias estão impróprias para banho na PB; Sudema explica aumento da poluição

Relatório semanal do órgão mostrou que 31 trechos de 22 praias apresentam qualidade desfavorável.

Por Redação T5 Publicado em
Região conhecida como Caribessa, na praia do Bessa, em João Pessoa
Região conhecida como Caribessa, na praia do Bessa, em João Pessoa (Imagem: Reprodução)
Praia de Cabo Branco, em João Pessoa Praia de Cabo Branco, em João Pessoa Foto: Arquivo/Dennison Vasconcelos/ RTC

Quem pretende ir à praia neste fim de semana deve ficar atento aos locais impróprios para banhistas na Paraíba. Segundo a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), o litoral paraibano tem 31 trechos de 22 praias com qualidade desfavorável. No entanto, outras 34 localidades estão próprias para banho.

Devido a recorrência no alto número de praias com qualidade ruim, a assessoria de comunicação da Sudema informou ao Portal T5 que "cabe ao laboratório do órgão a coleta e análise das águas situadas nos trechos das 52 praias monitoradas no Litoral paraibano. Portanto, as causas dos pontos estarem impróprios aos banhos não cabe ao órgão ambiental", informou.

O órgão ainda explicou que "a ocorrência das chuvas caídas nas últimas semanas na costa oceânica, faz com que as galerias de águas pluviais escoem materiais poluentes, que não são apenas águas de chuva, e isso agrava e aumenta o número de trechos impróprios ao banho. Nos relatórios são recomendados que os banhistas evitem espaços de 100 metros à direita e à esquerda dessas galerias", finalizou.

Veja também: - Paraibano morre em desabamento de prédios no RJ

Confira os trechos impróprios:

De acordo com o relatório semanal, em João Pessoa, estão classificadas como impróprias as praias do Bessa I, no trecho localizado na Avenida Presidente Afonso Pena, próximo ao maceió; Também no Bessa, no final da rua Dr. Abel Beltrão, junto à desembocadura da galeria pluvial; Bessa II, nas imediações do número 2001, no fim da Avenida João Maurício; Manaíra, no trecho em frente à quadra de Manaíra, na Avenida João Maurício; em frente à galeria pluvial no final da Ruy Carneiro e no trecho em frente à Rua Elizeu Candido Viana.

Ainda na capital, os banhistas devem evitar a praia do Cabo Branco em cinco trechos: no final das ruas Avenida Monsenhor Odilon Coutinho e Avenida Buarque; em frente à Rua Gregório Pessoa de Oliveira; em frente à Rua Áurea, próximo à galeria pluvial; nas proximidades da rotatória da Avenida Cabo Branco e no trecho em frente à desembocadura da galeria de água pluvial. Já na praia da Penha, evitar próximo à desembocadura do rio Aratu e da desembocadura do rio do Cabelo. Na praia de Jacarapé, em frente à desembocadura do Rio Jacarapé. Na praia do Arraial, em frente à desembocadura do Rio Cuiá.

No município de Cabedelo, a Sudema recomenda não tomar banho na praia do Jacaré, no trecho à direita do estuário do rio Paraíba; na praia de Miramar, nas proximidades do nº 368, na Rua Beira Mar; na praia de Camboinha, na Rua Benício de Oliveira, próximo à desembocadura da galeria pluvial; na praia do Poço, próximo ao fim da Rua Santa Cavalcante, nas proximidades da desembocadura de galeria pluvial; Ponta de Campina, nas proximidades da galeria de águas pluviais que desembocam no mar; Formosa, no final da Rua Monsenhor José Coutinho da Silva; e na praia de Areia Dourada, no trecho próximo ao nº 432, na Rodovia Governador Antonio Mariz.

No orla do município de Pitimbu, estão classificadas como impróprias a praia de Pitimbu, no trecho nas proximidades do final da Rua da Paz; a praia do Maceió, em frente à desembocadura do Riacho Engenho Velho; e a praia da Guarita ,próximo à desembocadura da lagoa.

No município de Lucena, a recomendação se aplica a seis trechos: na praia de Bonsucesso, ao fim da Rua Mariano de Souza Falcão; na praia de Ponta de Lucena, próximo ao nº 1555 da Rodovia PB 008; na praia de Gameleira, na proximidade da desembocadura do riacho Araçá na Rua Porfírio Guedes Lucena; na praia de Fagundes, ao fim da Travessa São José; na praia de Lucena, na rua Otávio M. Falcão, próximo à desembocadura do riacho; na praia de Falcão, próximo à desembocadura do riacho; e na praia de Costinha, na Rua Santo Antonio.

A recomendação da Sudema é que os banhistas devem ficar distantes cerca de 100 metros à direita e à esquerda dos trechos apontados como impróprios. O relatório é válido até a próxima quarta-feira (17).



Relacionadas