Operação Semana Santa começa nesta quinta (18) com 4,6 mil policiais militares em toda a Paraíba
No total, serão mais de 6 mil homens e mulheres de plantão no feriadão, entre PM, Bombeiros e Polícia Civil
A Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds) da Paraíba dá inícionesta quinta-feira (17) à Operação Semana Santa 2019, que vai empregar efetivo superior a 6 mil homens e mulheres das polícias Militar, Civil e do Corpo Bombeiros até o domingo de Páscoa
Segundo a Secretaria, a ação foi articulada para executar trabalhos de prevenção e repressão qualificadas durante o período de feriado prolongado em todo o estado.
A Polícia Militar terá à disposição 4.634 homens e mulheres, além de 1.500 viaturas, que serão dispostos principalmente na Grande João Pessoa, em Campina Grande, Patos e as demais cidades polos do Sertão.
33 eventos religiosos estão na linha de cobertura da PM, onde serão intensificados os trabalhos de abordagens a pessoas e veículos, blitzen e checkpoints em locais propícios à situação de vulnerabilidade social.
Durante o feriadão, a Polícia Militar vai utilizar todas as modalidades de policiamento: a pé, motorizado, canil, choque, policiais do Batalhão Ambiental, Ciclo Patrulha, Rádio Patrulha, Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), Cavalaria, Companhia Especializada de Atendimento ao Turista (Ceatur), entre outras.
Já o Corpo de Bombeiros Militar vai empregar um efetivo de 668 homens e mulheres durante a operação, com média diária de 167 bombeiros e auxílio de 57 viaturas operacionais e administrativas. Do Litoral Norte ao Sul, serão ativados 16 postos de guarda-vidas com o apoio de quatro embarcações itinerantes.
Assim como a da PM, a atuação dos bombeiros abrange os principais polos do estado, bem como os 12 principais grandes eventos da Semana Santa, com ações preventivas, de acordo com direcionamento das Dioceses e Paróquias das regiões.
Serão realizadas blitzen preventivas e educativas, a fim de orientar a população quanto aos principais riscos durante o feriado prolongado, seja no trânsito, em área urbana ou para quem irá pegar a estrada, seja aos banhistas que desejarem utilizar os ambientes aquáticos.
A instituição também irá atuar em pontos base nas principais rotas de circulação de veículos, para o de reduzir o tempo resposta nos atendimentos às ocorrências, e vai realizar ainda perícias, vistorias técnicas e inspeções nos locais onde ocorrerão os principais eventos religiosos da Semana Santa.
Responsável pelo trabalho investigativo, a Polícia Civil terá 718 homens e mulheres trabalhando de plantão delegacias no estado, entre delegados, agentes de investigação, escrivães de polícia, agentes operacionais e servidores do Instituto de Polícia Científica (IPC), com a presença de 133 viaturas no total.
Leia também:
Procon de João Pessoa oferece 20 vagas para estágio
Recém-nascido é internado após sofrer queimaduras em hospital da Paraíba