Paraíba recebe peixes-bois que viviam no litoral de Pernambuco
Uma operação foi montada para transferir Vitória e Parajuru.
Dois
peixes-boi que viviam na sede do Centro Nacional de Pesquisa e
Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (Cepene/ICMBio)
na Ilha de Itamaracá, localizada
no litoral
Norte de Pernambuco, foram
realocados no litoral paraibano, mais precisamente em Barra de
Mamanguape.
Vitória e Parajuru (nomes dos mamíferos) foram transferidos ontem (quarta-feira, 17). A reintrodução no ambiente natural acontece após o trabalho realizado no estado vizinho. Vitória tem quatro anos e Parajuru apenas seis meses. A fêmea foi encontrada em 2015 por pescadores do Litoral Norte paraibano e era recém-nascida. Como a mãe não foi identificada, ela teve que ser encaminhada ao centro de reabilitação.
Uma operação foi montada para transferir os animais. Após a ação, João Carlos Gomes, veterinário e coordenador do Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho falou sobre a recuperação dos animais.
“Agora, um novo ciclo começa. Eles ficarão em um cativeiro em ambiente natural pelos próximos meses, se adaptando ao alimento, às correntes marítimas e aos outros organismos aquáticos. Esse período varia de animal para animal, mas leva em torno de quatro a oito meses”.
Momento em que os animais foram levados à Paraíba Foto: Reprodução / Brenda Alcântara / JC ImagemLeia mais: Homem morre ao sofrer descarga elétrica em poste, em João Pessoa
+ Polícia identifica suspeito de balear criança em troca de tiros em Santa Rita
+ 'Isso não vai sair nunca da minha mente', diz mãe de menina morta com bala perdida em Santa Rita