50 índios bloquearam o acesso à praia de Barra de Gramame Sul, na PB
Carlinhos Tabajara, líder do movimento, falou sobre as pautas de reivindicação
Um grupo com 50 índios bloquearam o acesso à praia de Barra de Gramame Sul, no litoral sul da Paraíba, na manhã desta quarta-feira (6). Eeles reivindicam a retomada das terras e proteção contra um termo de reintegração de posse, pedido na justiça, por uma imobiliária de João Pessoa.
Carlinhos Tabajara, líder do movimento, falou sobre as pautas de reivindicação.
"Esse manifesto a gente, com a nossas documentação histórica, indica que nós indígenas já éramos donos dessa terra por direito. Repudiamos esse pedido de reintegração de posse, nós estamos fazendo esse ato e precisamos que a justiça reconheça o nosso direito", disse.
Outro ponto abordado por Carlinhos foi a municipalização da saúde e a administração da Funai pelo Ministério da Agricultura.
"Esse governo mexeu com a nossa Funai, passou a nossa Funai para o Ministério da Agricultura, agora tá querendo municipalizar nossa saúde indígena. Não aceitamos qualquer decisão que venha de encontro a nós, povos indígenas no Brasil", relatou.
O líder relatou que há possibilidade da interdição terminar apenas na próxima sexta-feira (8).
"Temos uma previsão para sair amanhã de tarde, mas tudo indica que vamos até sexta-feira com a manifestação", finalizou.