Ministério Público do Trabalho realiza audiência sobre denúncias de abatedouros na PB
Audiência aconteceu nesta segunda-feira (25)
O Ministério Público do Trabalho realizou uma audiência, nesta segunda-feira (25), para averiguar denúncias sobre a precariedade de abatedouros na Paraíba.
De acordo com o Coordenador do Núcleo de Justiça da UFPB, Francisco Garcia, o levantamento constatou a presença de 72 abatedouros em condições precárias, como também “trabalho infantil, trabalho análogo ao escravo, em pleno século 21.”
Leia Mais: Polícia cerca universidade após falsa ameaça de ataque em Campina Grande
Ele falou também sobre a forma como as carnes chegam às mesas. “Possibilitam doenças das mais variadas até porque em todos os abatedores foram encontrados animais domésticos transitando e potenciais portadores de doenças zoonóticas que podem contaminar a carne.”
A Procuradora do Trabalho, Edilene Lins, declarou: “Nós iremos fazer visitas com todos os órgãos que estão de qualquer forma ligados a essa temática, seja a temática da saúde pública, do trabalho infantil, do trabalho análogo ao escravo, dos maus tratos aos animais e visitaremos esses locais.", disse.
Leia Mais:Fórum da Mulher e Diversidade Humana é lançado na Paraíba
Ela afirmou ainda que haverá fiscalização. "Faremos uma força-tarefa para que juntamente com o Ministério da Agricultura e os órgãos de fiscalização consigamos ingressar nesses estabelecimentos. E se for o caso, fazer as devidas interdições. E eles só poderão voltar a funcionar quando passarem a cumprir com as normas.”, ressaltou.