Mais de 30 trechos de praia estão impróprios para banho no Litoral da Paraíba
As informações são do relatório semanal divulgado pela Sudema
A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), emitiu, através do laboratório da Coordenadoria de Medições Ambientais (CMA), um relatório que adverte que banhistas devem evitar 31 trechos de 22 praias. Entretanto, 34 praias do Litoral paraibano estão adequadas para banho neste último fim de semana de março.
Em João Pessoa, as praias classificadas impróprias para banho são: Bessa I, no trecho localizado no trecho em frente à Avenida Presidente Afonso Pena, Bessa II, no trecho à esquerda avenida João Maurício; Manaíra, em quatro trechos: em frente à quadra de Manaíra, em frente à avenida João Maurício, em frente à avenida Ruy Carneiro e em frente à Rua Elizeu Candido Viana.
Também em João Pessoa, a Sudema orienta não tomar banho nas praias do Cabo Branco, nos trechos: final das ruas Av. Monsenhor Odilon Coutinho e Av. Buarque; em frente à Rua Gregório Pessoa de Oliveira; em frente à Rua Áurea; nas proximidades da rotatória da Av. Cabo Branco.
Na praia do Seixas, estão impróprias para banho as águas à direita da desembocadura da galeria pluvial, na rua dos Pescadores; na praia da Penha, nas proximidades da desembocadura do rio Aratu e da desembocadura do rio do Cabelo. Em Jacarapé, em frente à desembocadura do Rio Jacarapé; e na praia do Arraial, em frente à desembocadura do Rio Cuiá.
Em Cabedelo, não estão apropriadas para o banho as praias do Jacaré, no trecho à direita do estuário do rio Paraíba; Camboinha, na rua Benício de Oliveira, próximo a desembocadura da galeria pluvial; Poço, ao fim da rua Santa Cavalcante, próximo à desembocadura de galeria pluvial; Ponta de Mato, em frente ao Monumento/Capelinha no fim da rua Nossa Senhora dos Navegantes; Formosa, ao fim da rua Monsenhor José Coutinho da Silva; e Ponta de Campina, nas proximidades da galeria de águas pluviais que desemboca no mar.
No
orla da cidade de Pitimbú, a recomendação de não tomar banho
se aplica a cinco praias: Maceió, em frente à desembocadura do
Riacho Engenho Velho; Guarita, próximo à desembocadura da lagoa;
Azul/Santa Rita, nas proximidades da desembocadura das galerias de
águas pluviais; Coqueiros, na Rua Almirante Tamandaré e na praia Ponta de Coqueiros.
Já em Lucena, foi registrado como impróprias as praias de Bonsucesso, Ponta de Lucena, Gameleira, na proximidade da desembocadura do riacho Araçá, na rua Porfírio Guedes Lucena; e Fagundes.
O relatório é válido até o dia 5 de abril. A Sudema recomenda que os banhistas fiquem aproximadamente 100 metros de distância à direita e à esquerda dos trechos apontados como impróprios.