TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Flagrante

Macas do Samu são novamente retidas no Hospital de Trauma, em JP

O apresentador do programa, Messias Nogueira, atestou a veracidade de denúncias.

Por Redação T5 Publicado em
Atropelamento deixa um morto e um ferido na BR-230, em João Pessoa
Atropelamento deixa um morto e um ferido na BR-230, em João Pessoa (Foto: PMJP)
"O Hospital de Trauma reforça veementemente que não há retenção de macas", informou a unidade "O Hospital de Trauma reforça veementemente que não há retenção de macas", informou a unidade Imagem: Reprodução / TV Tambaú

A equipe do programa Tambaú da Gente, da TV Tambaú, realizou uma visita surpresa ao Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena, localizado em João Pessoa. O apresentador do programa, Messias Nogueira, atestou a veracidade de denúncias realizadas por pacientes que reclamaram da falta de macas no local.

Portanto, nenhuma maca aqui”, diz o apresentador em determinado momento da gravação.Ele refere-se ao local onde deveriam estar macas livres.

Peixes-bois são encontrados mortos em praia da Paraíba

Na última terça-feira (20), inclusive, alguns ‘socorros’ às vítimas de acidentes não foram realizados ‘por fata de unidades móveis’, disse o 192. Veja:

Em nota, a direção da unidade disse não existe a retenção de macas. Veja na íntegra:

A direção do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto esclarece que todas as macas do Samu são devolvidas em tempo hábil. Dos 252 atendimentos realizados pela instituição neste dia 19 de abril de 2018, sendo que apenas nove desses foram ambulâncias do SAMU da cidade de João Pessoa. 

Com isso, o Hospital de Trauma reforça veementemente que não há retenção de macas. Ocorre que em casos de pacientes graves e instáveis, o primeiro atendimento deve ocorrer nas macas das ambulâncias, sendo estas liberadas o quanto antes, conforme protocolo de atendimento hospitalar a pacientes graves, de acordo com portaria do Ministério da Saúde. 

Além disso, o Hospital de Trauma é responsável por todos os casos de média e alta complexidade da primeira macro região do Estado, bem como de algumas cidades de estados circunvizinhos, e tudo isso dando suporte a rede municipal de João Pessoa, já que é o único hospital que realiza exames de tomografia e recebe pacientes fora do perfil da unidade, para que a população não fique sem atendimento.



Relacionadas