TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
secretaria de estado da saúde

Cápsulas de vitamina A são distribuídas gratuitamente em 223 municípios da Paraíba

Os suplementos são específicos para atender crianças de até 5 anos de idade.

Por Redação T5 Publicado em
3 grs
Uma das Gerências Regionais de Saúde (GRS) que vão efetuar a distribuição. Uma das Gerências Regionais de Saúde (GRS) que vão efetuar a distribuição. Foto: Reprodução/Internet

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) da Paraíba está distribuindo cápsulas de vitamina A em 223 municípios do estado, com o objetivo de atender crianças de 6 meses até cinco anos de idade. Elas serão entregues às 12 Gerências Regionais de Saúde (GRS), que vão realizar a distribuição geral. A falta do suplemento pode causar cegueira, afetar o crescimento da criança e até aumentar o risco de morte por desnutrição e infecções.

Estão sendo distribuídos dois tipos de cápsulas: uma de 100 mil UI (Unidade Internacional), para a faixa etária de seis a 11 meses e para crianças de 12 meses até cinco anos (quatro anos e 29 dias), uma cápsula de 200 mil UI, a cada seis meses. A distribuição acontece de acordo com indicação do Ministério da Saúde , feita com base no último censo do IBGE.

De acordo com a meta estabelecida pelo próprio Ministério da Saúde, o suplemento de vitamina A beneficiará: 58.736 crianças, entre seis e 11 meses de idade; 258.636 crianças, entre 12 meses e cinco anos de idade (quatro anos e 29 dias); sendo 164.589 com a primeira dose e 94.047 com a segunda dose. Para ter acesso à vitamina, os pais ou responsáveis devem levar a caderneta de saúde da criança.

“A falta de Vitamina A no organismo é provocada pela ausência de ingestão dos alimentos com este tipo de vitamina; pela falta de amamentação e também porque, doenças como diarreia, desnutrição, verminose, sarampo e infecções impedem a absorção desta vitamina no organismo. Daí a importância das cápsulas que servem como prevenção dos problemas provocados pela carência da vitamina A”, explicou a nutricionista Ana Maria Alves Neves.

Leia também:

Vídeo: Delegado explica os perigos das drogas sintéticas

INSS: Prazo do agendamento de perícia termina nesta sexta para convocados em março



Relacionadas