Mais de 1 milhão devem ser vacinados contra a gripe na Paraíba
As vacinas serão enviadas pelo Ministério da Saúde.
Serão distribuídas 1.176.700 doses contra a Influenza (gripe) na Paraíba como parte da 20ª Campanha de Vacinação que tem início no dia 23 de abril. Inicialmente, as vacinas serão destinadas à grávidas e trabalhadores de saúde. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), para os demais grupos prioritários, a vacinação começa no dia 7 de maio.
+ Suspeito de estupro foi agredido com pedaços de madeira, garrafas de vidro e teve corpo carbonizado
“O público-alvo a ser vacinado é de aproximadamente 1.070.000 pessoas. As vacinas, que serão enviadas pelo Ministério da Saúde de maneira fracionada durante os meses de abril. maio e junho, estarão disponíveis nas salas de vacinas nos 223 municípios do estado”, informou a SES.
“A vacinação contra influenza é uma das medidas efetivas para a prevenção da influenza grave (Síndrome Respiratória Aguda Grave), com o objetivo de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população-alvo para a vacinação”, explicou Isiane Queiroga, atual chefe do Núcleo de Imunização da secretaria.
+ Homem tem orelha decepada em acidente entre ônibus e bicicleta, em João Pessoa
Os grupos prioritários definidos para a Campanha Nacional de Vacinação contra influenza no ano de 2018 são: indivíduos com 60 anos ou mais de idade; crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias); as gestantes e as puérperas (até 45 dias após o parto); os trabalhadores de saúde; os povos indígenas; os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; a população privada de liberdade; os funcionários do sistema prisional e os professores das escolas públicas e privadas.
Sobre a influenza
Infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global. Um indivíduo pode contraí-la várias vezes ao longo da vida. Em geral, tem evolução autolimitada, podendo, contudo, apresentar-se de forma grave.