Autismo: educação de crianças é um dos principais desafios das famílias
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é comemorado nesta segunda-feira (2).
Comemorado nesta segunda-feira (2), o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, tem o objeto de chamar a atenção da sociedade para problemas de inclusão, saúde e socialização de pessoas com o transtorno.
Muitos problemas são enfrentados pelas famílias, inclusive na educação. Alunos autistas da rede pública de João Pessoa tem acesso às escolas de ensino regular e recebem acompanhamento do município.
O menino de sete anos, Emanuel Gonçalves Barbosa, é autista e estudante do 5º ano na Escola Municipal João Gadelha, mas tem uma rotina como qualquer outra criança de sua idade. O menino brinca, interage com os colegas, vai à escola todos os dias. E é no colégio que ele aprende a desenvolver a leitura, a fala e a escrita. Atividades lúdicas fazem parte do aprendizado.
É na sala de recursos criada pelos educadores que o Emanuel mais gosta de estar. O que para ele pode parecer um simples passatempo, as brincadeiras desenvolvem sua atenção, coordenação motora, ritmo, equilíbrio, orientação espacial e a linguagem como forma de comunicação.
A mãe dele, a pedagoga e estudante de fisioterapia Lidiane Gonçalves Barbosa, conta que descobriu que ele era autista antes do filho completar dois anos. De início, foi um choque. “Ele foi uma criança que teve o desenvolvimento normal até que, com um ano e oito meses, percebi que ele estava com um atraso na fala. Fui ao pediatra e descobri que ele tinha traços de autista. No começo, eu só conseguia pensar nos problemas que ele poderia enfrentar. Passei por um período de verdadeiro luto, mas, depois de um tempo, veio a vontade de lutar para que ele pudesse evoluir”, relata.
+ Luisa Sonza faz postagem sobre término com Whindersson Nunes
Acompanhamento - O Centro de Referência Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência (CRMIPD) mantém uma equipe multiprofissional formada por fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, assistente social, neurologista, pediatra e psicopedagogo. No local, também é oferecido atendimento educacional especializado com atividades como musicoterapia, arte terapia e educação física adaptada.
Antes do atendimento, é feita uma triagem para definir os procedimentos indicados para cada criança. No momento da triagem, o responsável pela criança deve estar de posse do cartão do SUS da criança, laudo médico e comprovante de residência em João Pessoa.
O CRMIPD está localizado na Av. Coronel Otto Feio da Silveira, 161, Pedro Gondim e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, sendo a sexta-feira o dia em que são feitas as triagens dos usuários.