Instituto de Psiquiatria da Paraíba perde vínculo com o SUS
Após inspeções realizadas foi constatado que o instituto não atendeu os requisitos de qualidade exigidos pelo Ministério da Saúde.
O Instituto de Psiquiatria da Paraíba (IPP) foi descredenciado do Sistema Único de Saúde (SUS) após recomendação do Ministério Público Federal (MPF) à Prefeitura Municipal de João Pessoa.
Após inspeções periódicas realizadas por equipes de vistoria do Programa Nacional de Avaliação dos Serviços Hospitalares (PNASH/Psiquiatria) foi constatado que o instituto não atendeu os requisitos mínimos de qualidade exigidos pelo Ministério da Saúde.
De acordo com o secretário de Saúde da capital, Adalberto Fulgêncio, os pacientes de longa permanência, atualmente internados na unidade hospitalar serão acolhidos nas residências terapêuticas da SMS ou realocados no Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira. Além disso, foram suspensos os novos internamentos no Instituto de Psiquiatria, desde o dia 5 de março deste ano não sendo mais autorizadas internações pela Diretoria de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde.
Os pacientes que receberem alta médica deverão ser acolhidos pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) nos municípios de origem.