Saiba como descartar a TV antiga de forma correta
Jogar a TV no lixo não é o caminho mais saudável para o meio ambiente
Com a proximidade da mudança do sinal analógico para o digital, parte da população esta investindo na aquisição de antenas de conversão digital ou na compra de televisões compatíveis com o novo sinal. Conforme o Ministério das Comunicações, em João Pessoa a migração para o sinal digital esta marcada para o próximo dia 30 de maio de 2018.
A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) dispõe de seis pontos de coleta de eletrônicos nos quais a população pode fazer a destinação correta, evitando que esses equipamentos sejam descartados inadequadamente em terrenos, calçadas, canteiros ou nas margens de rios da cidade. Os equipamentos podem ser deixados nos pontos de coleta de segunda a sexta, das 8h às 14 horas.
“Estes equipamentos podem liberar materiais como mercúrio, cádmio, cobre, cromo, entre outros. O descarte inadequado pode contaminar o solo e atingir o lençol freático, causando grande impacto ao meio ambiente e a população, além da poluição visual”, informa Josué Peixoto, chefe da Coleta Seletiva.
Caso o usuário não tenha condições de levar o aparelho até o ponto de coleta, a Emlur disponibiliza também o serviço do Projeto Cata Treco, que busca o aparelho na residência gratuitamente, basta agendar por meio do Alô Limpeza – 0800 083 2425/ 214 7628/7644/3255 8444.
Foi o caso da moradora do bairro Manaíra, Marlene Souza. Ela descartou dois televisores de tubo. Um terceiro aparelho foi conservado. “A televisão está funcionando perfeitamente. Nós iremos comprar o conversor. Os dois que o Cata treco vai levar estão com defeito e não compensa consertar pelos valores cobrados”, disse. De acordo com dados da Coleta Seletiva, somente essa semana foram recolhidos mais de cinco aparelhos.
Além dos aparelhos de televisão de tubo, a população deve levar aos pontos de coleta itens como ar condicionado, microondas, aparelhos de celular, monitores; componentes de computadores e seus periféricos ou qualquer aparelho eletroeletrônico que acumule energia. Todo material recolhido nos postos de coleta são recolhidos pela Ecobras – empresa paraibana, com sede no município do Conde, licenciada para o trabalho especifico de reciclagem e destinação dos componentes eletrônicos.
Legislação – aprovada e sancionada pelo Poder Executivo Municipal de João Pessoa em 2011, a Lei nº 12.160 institui normas, prazos e procedimentos para o gerenciamento, coleta, reutilização, reciclagem e destinação final do lixo tecnológico e dá outras providências. A legislação determina que os produtos descartados e resíduos tecnológicos devam ser coletados, reutilizados, reciclados e receber tratamento final específico e ambientalmente adequado pelas empresas que fabricam, produzem, importam, distribuem e comercializam esses equipamentos ou seus componentes.
TV – Saiba mais – Após o dia 30 de maio deste ano, a programação dos canais será transmitida apenas pelo sinal digital. Para continuar assistindo é preciso ter uma antena UHF e um aparelho de televisão preparado para receber o sinal digital.
A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia (SECITEC) vai disponibilizar mais de 80 mil kits de conversão de televisão digital, gratuitamente para pessoas de baixa renda da Capital. Será feita uma avaliação e a prioridade é para aqueles que estejam cadastrados em programais sociais do Governo Federal.
Para saber se seu nome está na lista fornecida pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) ou se o agendamento já está liberado em sua região, o beneficiário deve acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar para 147 (grátis). Esteja em mãos com o CPF ou NIS (Número de Identificação Social) fornecido pelo MDS.
Confira os pontos de coleta:
- Sede da Emlur – Minas Gerais, 177 – Bairro dos Estados – (83) 3214-7628.
- Escola de línguas CNA – Av. Senador Rui Carneiro, 416.
- Centro Cultural de Mangabeira (av. Josefa Taveira).
- Núcleos da Emlur:
- Centro Dia – Av. Gouveia Nóbrega – Roger (próximo ao Parque Arruda Câmara – Bica);
- Bairro Tambaú (Rua Aluizio Franca, 49 – nos fundos da Agência do Bradesco da Av. Rui Carneiro).
Bairro Jaguaribe (Rua Floriano Peixoto S/N – ao lado da Loja de Móveis Mix).