Aposentados do INSS têm até esta quarta-feira (28) para realizar prova de vida
O objetivo, segundo o INSS, é evitar o indevidos de benefícios e fraudes previdenciárias.
Encerra nesta quarta-feira (28), o prazo para comprovação de vida dos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social). Quem não realizar a apresentação pode ter o pagamento suspenso.
Devem comparecer aqueles que, ao longo de 2017, não fizeram nenhum recadastramento bancário. O objetivo, segundo o INSS, é evitar o indevidos de benefícios e fraudes previdenciárias. Vale lembrar que não há necessidade de ir a uma agência da Previdência Social. Tudo é feito no banco pagador
Quais documentos são necessários para fazer a prova de vida?
Basta um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e entre outros).
A prova de vida pode ser feita por procuração?
Sim, desde que o procurador tenha sido previamente cadastrado no INSS.
Se o aposentado não puder cadastrar um procurador por motivo de doença ou por problemas de locomoção, como a prova de vida será feita?
Em caso de impossibilidade de locomoção do beneficiário, o procedimento poderá ser feito por procurador cadastrado no INSS ou um representante legal. Nesse caso, antes de ir ao banco, o procurador deverá procurar uma agência da Previdência Social.