Nordeste passa a receber alerta de desastres naturais por SMS nesta segunda (26)
O objetivo é prevenir e orientar as pessoas quanto aos procedimentos que devem ser adotados diante de riscos.
Os estados do Nordeste passam a contar a partir desta segunda-feira (26) com o serviço do sistema de alerta de desastres naturais via mensagens de texto (SMS).
O objetivo é prevenir e orientar as pessoas quanto aos procedimentos que devem ser adotados diante do risco de inundações, alagamentos, temporais ou deslizamentos de terra, entre outras ocorrências, passará a cobrir todo o Brasil.
A implantação ficou a cargo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em parceria com a Defesa Civil e com o apoio das empresas de telecomunicações.
Na Paraíba, o Chefe da Defesa Civil, Noé Estrela, informou que o alerta é transmitido pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e repassado para as regiões. Em João Pessoa, são cerca de 27 áreas de risco registradas pela Defesa Civil.
Cadastro - Para receber os alertas, o assinante do serviço móvel deve enviar uma mensagem pelo celular para o número 40199, com o CEP do endereço que deseja ser monitorado. Podem ser cadastrados vários CEPs para um mesmo número de celular.
A mensagem de texto que o cidadão receberá da Defesa Civil será: “Defesa Civil informa: novo serviço de envio de SMS gratuito de alertas de riscos de desastres. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”.