Paraibanos poderão ver corpo de foguete da Rússia no céu do estado nesta sexta-feira
O foguete foi lançado esta semana para enviar suprimentos a uma Estação Espacial Internacional.
Esta sexta-feira (16) pode marcar um dia atípico na Paraíba. É que o corpo de um foguete enviado ao espaço pela Rússia deve passar pelo Brasil durante a noite, e quem mora no estado pode conseguir acompanhar o fenômeno.
De acordo com a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), o equipamento foi lançado para transportar suprimentos a uma Estação Espacial Internacional esta semana, e caso possa realmente ser visto, será apenas um espetáculo nos céus.
O horário em que o objeto entra na atmosfera do Oceano Atlântico é pouco antes das 19h (local), podendo ter uma margem de erro de até 3 horas, e é justamente dentro desse espaço de tempo que existe uma possibilidade de passar pelo Brasil.
Já com relação ao momento em que o corpo do foguete vai passar por João Pessoa, deve ser em torno de nove minutos após a entrada no Brasil, até porque o ponto mais oriental do país é na Paraíba. Por volta de 1 hora e meia após, ele cruza boa parte do Brasil, passando pela região Norte até o Sudeste.
Como a peça é produzida para ser descartada, ela deve se desintegrar quase por completo na passagem pela atmosfera, deixando que apenas algumas partes mais resistentes cheguem ao solo, dificilmente ocasionando problemas.
Leia também:
Agência de marketing esportivo faz proposta para o Botafogo-PB jogar em Brasília; entenda
Paraibana é uma das vítimas fatais do acidente entre ônibus e carreta em GO