Serviço de alerta nos celulares sobre desastres naturais é antecipado no Nordeste
O Sindicato Nacional de Empresa de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) informou que o cadastro estará disponível a partir do dia 26 de fevereiro.
O sistema de alerta de desastres naturais via mensagens de texto nos celulares estará disponível no Nordeste a partir do próximo dia 26 de fevereiro. A informação foi divulgada pelo Sindicato Nacional de Empresa de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil).
A ativação do alerta para as regiões Norte e Nordeste foi antecipada, o serviço estava programado anteriormente para ser efetivado no dia 19 de março.
O sistema das prestadoras, que começou a funcionar em fevereiro de 2017, dá suporte ao envio de alertas para informar a população via SMS sobre o risco de ocorrência de desastres naturais, como chuvas fortes, alagamentos, enchentes e deslizamentos. Até o momento, 2,3 milhões de cidadãos já se cadastraram, e foram encaminhadas 43 milhões de mensagens de alerta.
Na Paraíba, o O Chefe da Defesa Civil, Noé Estrela, informou ao Portal T5 que ainda não foi notificado do sistema de alertas promovido pelo SindiTelebrasil.
Cadastro - Para receber os alertas, o assinante do serviço móvel deve enviar uma mensagem pelo celular para o número 40199, com o CEP do endereço que deseja ser monitorado. Podem ser cadastrados vários CEPs para um mesmo número de celular.
Nos EUA - Serviços de alertas como estes são comuns em outros países, não só para desastres naturais, mas para diversas situações de risco. Nesta semana, a equipe de reportagem do Portal T5 conversou com um paraibano, que vive nos Estados Unidos há vinte anos e mora perto de onde aconteceu o tiroteio na escola de ensino médio e matou 17 alunos. "Todas as pessoas recebem nos celulares disse Francisco Aquino.