Peixes mortos são encontrados no Rio Gramame após vazamento de substância ultra tóxica
A situação é decorrente do vazamento de 40 mil litros de soda cáustica no rio.
Na tarde deste sábado (10) a Defesa Civil de João Pessoa informou que peixes mortos foram encontrados nas margens do Rio Gramame. A situação é decorrente do vazamento de 40 mil litros de soda cáustica no rio, que corta a Grande João Pessoa, nesta sexta-feira (9).
Segundo Noé Estrela, Secretário de Defesa Civil do município, a instituição permanece averiguando a qualidade da água. “Encontramos os peixes mortos”, disse.
A responsabilidade do derrame é da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), já que o vazamento se deu em tubulações da companhia.
+ Desfiles do Carnaval Tradição começam neste sábado (10), em João Pessoa
Resposta
Em nota, a empresa disse que um tanque cilíndrico que armazena a soda cáustica utilizada para tratar a água no local apresentou um vazamento por volta do meio dia, e que logo em seguida foi solicitado o apoio de técnicos para resolver o problema.
“A Cagepa explica que a quantidade do produto despejado no Rio Gramame não foi suficiente para causar danos ao meio ambiente”, disse a respeito dos 40 mil litros da substância que atingiram o rio.
"É importante destacar que a água distribuída pela Cagepa a partir da estação [...] não foi afetada com o vazamento do equipamento, descartando, assim, qualquer possibilidade de contaminação”, completou a nota, ressaltando que a companhia vai responsabilizar o fornecedor do tanque pelo incidente, comprado apenas há menos de 5 anos.