Saiba a origem do nome 'Muriçocas do Miramar', o segundo maior bloco de arrasto do Brasil
O bloco é o maior do Carnaval de João Pessoa, e está completando 32 anos em 2018.
Até quem não gosta tanto de Carnaval assim sabe que o Muriçocas do Miramar é o maior bloco da Paraíba, e considerando o maior bloco de arrasto pré-carnavalesco do mundo. Importante demais né?
Mas até alguns dos mais fanáticos foliões paraibanos ficam na dúvida quanto ao surgimento das Muriçocas. Afinal, quem será que surgiu primeiro: a Praça das Muriçocas ou o bloco Muriçocas do Miramar?
A verdade é que o nome da praça é justamente uma homenagem feita ao bloco. Ela fica na Rua Tito Silva, no próprio bairro do Miramar, em João Pessoa, e conta com uma muriçoca gigante feita de aço, projetada pelo artista plástico Wilson Figueiredo e chamada de “Asas da Folia”. É lá também onde ocorre a concentração do Muriçocas do Miramar, que sai sempre na chamada “quarta-feira de fogo”, a primeira antes do sábado de Carnaval.
Já o bloco foi fundando em 1986, a partir de uma festa de aniversário onde estavam presentes diversos convidados como artistas, professores e jornalistas. Perto do final da festa, o grupo de pessoas estava bastante animado e decidiu sair pelas ruas do bairro fazendo barulho.
Naquela época, entretanto, João Pessoa não tinha Carnaval, e ficava sempre vazia no período, já que os foliões paraibanos costumavam viajar para Recife, Olinda e Salvador em busca de blocos para brincar.
Por conta disso, os pessoenses costumavam dizer que as muriçocas “abriam alas” para voar durante a época na cidade. E foi aí que aquele grupo de convidados do aniversário acabou homenageando as saudosas muriçocas do bairro, se tornando o Muriçocas do Miramar, segundo maior bloco de arrasto do Brasil, atrás apenas do Galo da Madrugada.
*Com informações retiradas de www.muricocas.com.br