TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
carnaval

O que surgiu primeiro: Praça das Muriçocas ou bloco Muriçocas do Miramar?

Muitos foliões que brincam o Carnaval em João Pessoa não sabem ao certo quem veio primeiro.

Por Redação T5 Publicado em
Asas da folia
As "Asas da Folia", muriçoca de aço símbolo da Praça das Muriçocas, no bairro do Miramar. As "Asas da Folia", muriçoca de aço símbolo da Praça das Muriçocas, no bairro do Miramar. Foto: Reprodução/Internet

Até quem não gosta tanto de Carnaval assim sabe que o Muriçocas do Miramar é o maior bloco da Paraíba, e considerando o maior bloco de arrasto pré-carnavalesco do mundo. Importante demais né?

Mas até alguns dos mais fanáticos foliões paraibanos ficam na dúvida quanto ao surgimento das Muriçocas. Afinal, quem será que surgiu primeiro: a Praça das Muriçocas ou o bloco Muriçocas do Miramar?

A verdade é que o nome da praça é justamente uma homenagem feita ao bloco. Ela fica na Rua Tito Silva, no próprio bairro do Miramar, em João Pessoa, e conta com uma muriçoca gigante feita de aço, projetada pelo artista plástico Wilson Figueiredo e chamada de “Asas da Folia”. É lá também onde ocorre a concentração do Muriçocas do Miramar, que sai sempre na chamada “quarta-feira de fogo”, a primeira antes do sábado de Carnaval.

O bloco Muriçocas do Miramar é o segundo maior de arrasto do Brasil. O bloco Muriçocas do Miramar é o segundo maior de arrasto do Brasil. Foto: Reprodução / Paraíba Criativa

Já o bloco foi fundando em 1986, a partir de uma festa de aniversário onde estavam presentes diversos convidados como artistas, professores e jornalistas. Perto do final da festa, o grupo de pessoas estava bastante animado e decidiu sair pelas ruas do bairro fazendo barulho.

Naquela época, entretanto, João Pessoa não tinha Carnaval, e ficava sempre vazia no período, já que os foliões paraibanos costumavam viajar para Recife, Olinda e Salvador em busca de blocos para brincar.

Por conta disso, os pessoenses costumavam dizer que as muriçocas “abriam alas” para voar durante a época na cidade. E foi aí que aquele grupo de convidados do aniversário acabouhomenageando as saudosas muriçocas do bairro, se tornando o que se conhece hoje como o segundo maior bloco de arrasto do Brasil, atrás apenas do Galo da Madrugada.

*Com informações retiradas de www.muricocas.com.br



Relacionadas