Vai fazer a manutenção do veículo? Entenda a diferença entre peças de reposição originais e paralelas
Veja algumas dicas importantes sobre a manutenção das peças do seu veículo.
É importante manter o veículo em dia nas revisões. É bom aproveitar o período de férias para ficar atento com a manutenção do carro.
Algumas vezes, é necessário realizar a troca de algum peça, seja pelo tempo de uso ou desgaste. Neste momento, algumas pessoas ficam na dúvida entre peças originais ou paralelas. O preço é o maior ponto nesta decisão. Será que é importante mesmo pagar mais para colocar a peça original?
Veja também:
-Atenção: Revisão do veículo é fundamental antes da viagem
- Vai viajar? Confira os itens que devem ser verificados a cada manutenção do seu veículo
Profissionais explicam que as montadoras apresentam peças com valores mais acessíveis. "As montadoras tem feito um trabalho de redução de preço de peças e serviços, com certeza se levar em conta o custo benefício, vale a pena fazer sua manutenção dentro da concessionária ou pelo menos usar a peça original se a manutenção for realizada fora da rede de concessionária da marca", explica Alisson Araújo, gerente pós-venda da J. Carneiro, concessionária Renault em João Pessoa.
Veja algumas dicas importantes sobre a manutenção das peças do seu veículo:
Peças Originais
Também conhecidas como “peças genuínas”. São aquelas produzidas pelas montadoras dos veículos e passam por um processo rigoroso de auditoria, que visa atestar a qualidade dos itens antes de enviá-los para o mercado.
São as mesmas utilizadas na montagem de veículos novos, feitas com os mesmos materiais. Elas passam pelo processo de fabricação e são submetidas a testes para certificar sua qualidade, podendo ser compradas em concessionárias autorizadas.
Porque escolher investir na peça original?
Maior durabilidade – As peças paralelas normalmente são aparentemente idênticas as originais, mas as chances de durarem o mesmo que as peças originais são difíceis;
Mais economia – Como a durabilidade da peça paralela é menor o tempo de troca também é menor, então usando a peça original embora podendo ser um pouco mais cara, o custo benefício é bem maior;
Melhor desempenho – Devido ao padrão de qualidade nos processos de fabricação e testes realizados com toda certeza a peça original mantém o desempenho do conjunto onde é aplicada, diferente da peça do paralelo que é uma cópia da peça original;
Garantia de Qualidade – Com o processo de qualidade e testes as peças originais são capazes de suportar as mais variadas condições previstas pelos fabricantes, o que nem sempre acontece com a peça do paralelo.
Peças Paralelas
As peças paralelas, também chamadas de “genéricas”, por sua vez, são produzidas por outros fabricantes. Também são itens de reposição e se espera que funcionem e tenham a mesma durabilidade que as originais.
Geralmente são mais baratas do que as peças genuínas e é possível encontrá-las em diversas lojas, com um preço mais acessível, mas também com uma qualidade questionável. As vezes apenas olhando é possível perceber a diferença de qualidade.
Fique atento
É preciso desconfiar de valores que estão muito abaixo do que é praticado no mercado, já que isso pode ser um grande indicativo de procedência suspeita ou de qualidade inferior.
Nesses casos, além da peça não funcionar da forma devida, ainda há aquela questão do “barato que sai caro”, já que o prejuízo pode ser bem maior posteriormente.