Cuidados básicos: Veja 6 dicas para aproveitar a estação mais quente do ano sem prejudicar a pele
O protetor solar é algo indispensável para quem planeja fazer atividades ao sol nesse verão.
Muita gente
aproveita o verão para pegar um bronze legal, principalmente as
mulheres, que curtem ficar com aquela famosa marquinha de biquíni.
O problema é que, como todos sabem, o sol em excesso pode prejudicar bastante a pele, e na maioria das vezes esses danos não são nem perceptíveis a olho nu. Além disso, tomar sol sem proteção alguma, mesmo que por pouco tempo, também pode trazer adversidades.
+ Verão Jampa: Conheça o nosso hotsite com todas as dicas da estação mais quente do ano
Uma das doenças comuns deste período quente é chamada de dermatite atópica, inflamação crônica que se torna mais grave com calor, suor, ar condicionado e até pelo cloro utilizado na piscina. Se você quiser saber como proteger o órgão mais extenso do seu corpo nesse verão, para poder aproveitar a estação com tranquilidade, aqui vão algumas dicas:
1. Banhos de mar e piscina
O banho de mar – por conta da água salgada – até pode trazer benefícios aos portadores da dermatite atópica. No entanto, as pessoas que tenham a doença de maneira moderada ou grave precisam prestar atenção a isso, especialmente caso a pele apresente fissuras ou infeções. Já nas piscinas, os banhistas devem sempre tomar um banho de chuveiro logo após, devido ao próprio cloro.
2. Se hidratar sempre
Não é novidade, mas manter a pele hidratada constantemente é algo que pode evitar o ressecamento da pele. E a pele ressecada é justamente um dos fatores que pode facilitar o aparecimento da dermatite atópica. O ideal é utilizar loções e hidratantes, de preferência aqueles que tenham absorção rápido.
3. Sol é bom, mas com moderação é melhor ainda
A exposição diária ao sol é uma necessidade do ser humano, sobretudo porque com os raios solares nós adquirimos a vitamina D, nutriente que melhora a absorção do cálcio no corpo, consequentemente fortalecendo os ossos. Porém, essa exposição não pode ser muito longa, para não irritar a pele e causar queimaduras e fazê-la despelar, algo que é bastante incômodo. Por isso, usar bastante protetor solar é o indicado, ainda mais se você tiver a pele muito branca, que naturalmente é mais sensível ao sol. Para quem tem dermatite atópica, não existe contra indicação para protetores solares.
4. Usar roupas leves neste verão
Deixe para usar aquela sua blusa de lã quando o clima estiver mais ameno. Neste verão, as roupas leves são as mais indicadas, especialmente aquelas com tecidos naturais como o algodão, que auxiliam na transpiração. Já os tecidos sintéticos devem ser evitados. Quando for tomar sol por muito tempo, considere roupas com proteção solar, que protegem ainda mais a pele.
5. Cuidado com ar condicionados
Um ambiente climatizado cai muito bem quando o calor está enorme. Os ar condicionados são grandes aliados no verão, mas eles precisam ser higienizados constantemente, devendo ter seus filtros limpos sempre que possível. Isso também vale para ventiladores, já que a sujeira presente nestes equipamentos podem facilitar a proliferação de fungos e bactérias.
6. Pratique esportes, mas com moderação
Atividades ao ar livre são benéficas em qualquer momento do dia, principalmente se o clima estiver mais fresco. O problema é que existem pessoas que transpiram bastante, e esse fator pode causar coceira e agravar os sintomas da dermatite atópica. Por conta disso, é recomendado também utilizar protetor solar específico, caso o exercício seja durante o dia, e cuidar da higienização de seu corpo, obviamente.