Paraibano consegue contato com astronautas da NASA em estação espacial
Ulysses Assis é aposentado, mas tem uma paixão por tudo relacionado ao espaço.
O paraibano Ulysses Assis é aposentado, e hoje mora na cidade de Campina Grande. Ele é apaixonado por tudo relacionado ao espaço, e em 2011 conseguiu um feito bastante raro: manteve um contato com astronautas de uma estação espacial.
No caso, quando os astronautas da NASA (Agência Espacial Americana) iniciam uma missão em uma estação espacial, eles tentam se comunicar com as pessoas na Terra em seu tempo livre. Tudo isso é feito através de um sistema de rádio amador, o qual Ulysses possui um.
Ele contou que estabelecer um contato com uma estação espacial internacional era seu sonho, e mostrou o programa que utilizou pra isso. É um softwareestrangeiro que rastreia diariamente toda a órbita da estação espacial em relação à Terra, e quando ela está próxima do local onde a pessoa situa-se, é possível tentar fazer uma chamada pelo rádio, ou aguardar os astronautas chamarem, já que todos eles também possuem um rádio amador.
De acordo com o paraibano, a chance de conseguir se comunicar com uma dessas estações é baixíssima. “É uma chance como de loteria, porque eles passam a 26 mil km/h, então é muito rápido. A gente só tem entre sete e nove minutos para poder se comunicar com os astronautas, e graças a Deus no dia 28 de maio de 2011 eu tive essa sorte”, conta ele, que recebeu até um cartão da NASA com todas as informações do momento do contato.
Saiba mais sobre essa história: