Projeto prevê alterações na coleta de lixo em João Pessoa
Uma audiência pública foi realizada para apresentar o processo licitatório que irá definir as empresas que vão realizar os serviços
Uma audiência pública foi realizada nesta quinta-feira (4) no Paço Municipal de João Pessoa para apresentar o processo licitatório que irá definir as empresas que vão realizar os serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos em João Pessoa entre 2018 e 2023.
Participaram representantes de bairros da capital, ambientalistas, órgãos de fiscalização e empresas que realizam coleta de lixo. No encontro foi apresentado o Projeto básico de serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.
"Essa licitação iniciou semana passada. Foi preparada uma série de discussões do projeto técnico, projeto ecônomico-financeiro. A audiência pública é o marco final dessa primeira etapa do processo
para que possamos lançar o edital e realizar a licitação, dentro do prazo previsto em lei, dentro do prazo previsto e lei e sem a necessidade de prorrogação do contrato", explicou Lucius Fabiani, superintendente da Emlur.
Atualmente, três empresas realizam a coleta em João Pessoa. A cidade é dividida em três lotes e cada uma delas fica responsável por um. Com o novo modelo, os lotes serão reposicionados, e segundo o secretário, os custos reduzidos.
"Nós vamos continuar fazendo os serviços complementares e vamos acrescentar serviços de coleta em pequenos lotes, o que significa apenas 8% do total licitado. Ou seja, serão licitados 92% da área de João Pessoa, em três lotes. Depois da apresentação, vários questionamentos e sugestões de alteração do edital foram realizados. Eles devem ser analisados nos próximos 15 dias, para que as empresas vencedoras da licitação estejam contratadas e prontas para operar no dia 10 de fevereiro.