Público pessoense lota igrejas para os concertos do Festival de Música Clássica
O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP)
A programação do 5º Festival Internacional de Música Clássica reuniu quatro intérpretes internacionais, um brasileiro e um grupo paraibano, nesta sexta-feira (1). As apresentações desta tarde lotaram tanto o Mosteiro de São Bento quanto a Primeira Igreja Batista, no Centro da Capital. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Ministério da Cultura.
Com um grande número de público, a programação da tarde iniciou com grandes intérpretes da música clássica. No Mosteiro de São Bento, os artistas Lucie Horsch (flauta doce), Dimiter Tchernookov (violino), Alberto Johnson (violino), Ásdís Valdimarsdóttir (viola) e Tomasz Daroch (violoncelo) emocionaram o público, que aplaudiu de pé a apresentação. No programa, compositores como Debussy e Samartini engrandeceram a apresentação.
Para a ex-estudante de música, que toca violino, Micaela Cláudia, participar do evento é uma forma de crescer ainda mais como artista. “Eu estou amando o evento, pois nos ajuda a crescer na música. E fora que estou fazendo amizade com todos os músicos, tanto os brasileiros, quanto os internacionais. Esse momento tem me feito sonhar mais em crescer na música”, celebrou.
Com todos os lugares ocupados pelo grande número de pessoas na plateia, o estudante de filosofia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Matheus Ferreira, afirma que vale a pena participar do concerto para contribuir na sua formação. “Mesmo não sendo estudante de música, o concerto contribuiu muito para meu curso, pois eleva a cultura e arte e fortalece também nos estudos da filosofia. Acho que todos os estudantes deveriam participar de eventos como este”, contou.
Na plateia, além de apreciadores da música clássica, estavam presentes alunos das escolas Oscar de Castro (Cruz das Armas), Aníbal Moura (Cruz das Armas) e Castro Alves (Funcionários I). Durante toda essa semana, no horário das 14h, foi voltado também para os alunos da Rede Municipal de João Pessoa.
Em seguida, o segundo concerto do dia aconteceu na Primeira Igreja Batista, também no Centro da Capital. No palco, se apresentou o grupo DuAs, formado pela dupla Josélia Vieira (violoncelo) e Cristina Rodrigues (piano). O programa foi composto por músicas de David Popper, Pergolesi, H. Villa-Lobos, entre outras.
O DuAs, formado pela dupla Josélia Vieira (violoncelo) e Cristina Rodrigues (piano) nasceu do encontro de duas instrumentistas versáteis que tocam ambas violoncelo e piano que ansiavam fazer música explorando a linha tênue entre cultura popular e erudita. Desta maneira desenvolvem um repertório diverso que contempla as possibilidades de duos com estes dois instrumentos, ora piano e violoncelo, ora, duo de violoncelos, ora piano a quatro mãos.
Festival – O evento terá o total de 23 concertos nas igrejas do Centro (Igreja de São Francisco, do Carmo, da Misericórdia, no Mosteiro de São Bento e na Primeira Igreja Batista) e 14 masterclasses (flauta doce, violino, viola, violoncelo e piano). O encerramento acontece no dia 2 de dezembro, com concerto da OSMJP, no Parque da Lagoa.