Dezembro Vermelho: Combate à AIDS é tema de campanha em João Pessoa
Para lembrar da importância na prevenção, a campanha Dezembro Vermelho chega em João Pessoa com ações de conscientização.
Só em 2016, 48 mil novos casos de AIDS foram diagnosticados no Brasil. O vírus que se espalha com facilidade através de fluídos corporais afetando células específicas do sistema imunológico ainda não tem cura. Para lembrar da importância na prevenção, a campanha Dezembro Vermelho chega em João Pessoa com ações de conscientização.
Leia mais: Criança com doença rara ganha visita de médico em São Paulo
O uso da camisinha, por exemplo, é a principal forma de prevenir a doença. Para o infectologista Otávio Pinho, quando em fase de gestação, as mães portadoras do vírus “devem ser encaminhadas para o serviço de referência localizado no Hospital Universitário Lauro Wanderley, o HU, da UFPB”. O HU possui um setor especializado no acompanhamento da gravidez.
Saiba também: Doença rara faz jovem 'suar sangue'
Atualmente, o tratamento para AIDS é feito com o uso de medicamentos fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com objetivo de combater o vírus, as medicações fortalecem o sistema imunológico. Além de aumentar o tempo de vida do paciente o uso recomendado reduz as chances contrair doenças como tuberculose e pneumonia.