TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
DIREITO DO CONSUMIDOR

Fique atento aos itens proibidos pedidos pelas escolas nas listas de materiais

O órgão de defesa do consumidor alerta que alguns itens de listas podem ser irregulares e os pais devem ficar atentos.

Por Redação T5 Publicado em
Material escolar

Alguns pais já começaram a realizar a pré-matricula dos filhos nas escolas para o ano de 2018. Além de um possível aumento das mensalidades, os responsáveis também encaram a lista de materiais e livros escolares.

O órgão de defesa do consumidor alerta que alguns itens de listas podem ser irregulares e os pais devem ficar atentos, como materiais de uso coletivo, que devem ser fornecidos pela própria escola.

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) elaborou uma lista com o materiais proibidos de serem pedidos na relação de materiais, veja:

– Álcool; algodão
– Balões; bolas de sopro; plástico bolha
– Bastão de cola quente
– Botões; cotonete; maquiagem; latejoulas
– Carimbo; clipes; envelopes; estêncil; fita dupla face; fita durex (inclusive colorida), fita para impressora; flanela; grampeador e grampos; toner para impressora; material de escritório
– Copos descartáveis; lenços descartáveis; pratos descartáveis; sacos plásticos; talheres descartáveis; sabonete líquido, material de limpeza em geral
– Creme dental (exceto no envio diário na bolsa do aluno para seu uso exclusivo)
– Caneta para quadro; marcador para retroprojetor; piloto para quadro branco; giz branco e colorido
– Palitos para churrasco; palitos para dente; palito de fósforo
– Papel contato; papel ofício (exceto colorido); papel higiênico
– Medicamentos

Pesquisa

O titular do Procon-JP aconselha a pesquisa nos preços antes das compras dos materiais escolares, mesmo que isso demande mais tempo. “É importante qualquer economia nessa época de grandes gastos”. Helton Renê salienta, ainda, que os pais não façam as compras considerando apenas as escolhas dos filhos, uma vez que eles possivelmente vão optar pelo produto que está mais em evidência nas publicidades, e que geralmente são mais caros, em detrimento de produtos mais baratos.



Relacionadas