João Pessoa é a melhor cidade do Nordeste em limpeza urbana
A capital paraibana ficou à frente de grandes metrópoles do país, como Salvador, Recife, São Paulo e Belo Horizonte.
A cidade de João Pessoa é a melhor da região Nordeste quando se fala em limpeza urbana, entre as cidades com mais de 250 mil habitantes. A informação é do Índice de Sustentabilidade de Limpeza Urbana (Islu) 2017, relatório organizado pela PwC Brasil e pelo Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana (Selur).
O ranking é deste ano, mas os dados coletados para o relatório são de 2015, em que foram avaliados 98 municípios de todo o Brasil em quatro critérios: engajamento do município (população atendida pelo serviço), recuperação dos recursos coletados (reciclagem do lixo), sustentabilidade financeira (dinheiro para operar o custo do serviço) e impacto ambiental (disposição inadequada dos resíduos).
A capital paraibana ficou em 33º lugar no ranking geral, e à frente de grandes metrópoles do país, como Salvador, Recife, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Fortaleza.
A análise do Islu é feita com base na adesão dos municípios aos conceitos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Já a pontuação atribuída a cada uma das cidades varia de 0 a 1, onde quanto mais próximo de um, maior o engajamento delas em manter os espaços públicos limpos.
João Pessoa ficou com um índice de 0,681 no Islu de 2017. Já Campina Grande, o outro município paraibano no ranking, tem um índice de 0,635. No geral, a cidade de Maringá, no Paraná, foi quem se saiu melhor neste aspecto, com 0,744 de índice, seguida por Niterói, Santos, Rio de Janeiro e Caxias do Sul, respectivamente.