Pesquisa aponta que 52% dos paraibanos pretendem comprar à vista neste fim de ano
É preciso que o consumidor fique atento com relação ao modelo de pagamento, para não começar 2018 com dívidas
Com o fim de ano
chegando é comum ir às compras para garantir os presentes da
família inteira não é mesmo? Já é um hábito que se consolida a
cada ano que passa, sobretudo com a chegada do Natal, que é uma das
datas que mais movimenta o comércio no Brasil inteiro.
E na Paraíba não é diferente. A previsão é que os consumidores do estado não se deixem abalar com a crise recente do país e partam para as lojas atrás de presentes e das famosas “lembrancinhas”. Mas é preciso ter cuidado também na hora de pagar, para não acabar acumulando dívidas desnecessárias e começar 2018 com a corda no pescoço.
Uma pesquisa da Câmara dos Dirigentes Lojistas de João Pessoa (CDL) aponta que 52% dos paraibanos pretendem realizar compras à vista neste final de 2017, o que é amplamente recomendado pelos economistas. Esse aspecto é positivo para o consumidor porque é comum haver um desconto para pagamentos nessa modalidade.
A secretária jurídica do Procon-PB, Juliana Benevides, explica que as lojas são autorizadas a praticar diferentes preços entre pagamentos à vista e a prazo. “O consumidor tem que ficar muito atento em relação aos preços, fazer pesquisa e ver qual é a melhor maneira de se pagar, até para evitar o super endividamento, que é o que a gente tem visto bastante nessa época de crise”, afirma.
Ela ainda complementa que os comerciantes precisam deixar a informação bem clara para o consumidor, sobre as diferenças entre os modelos de pagamento e se existe ainda a cobrança de juros caso haja o parcelamento. “É importante que o lojista tenha esse cuidado de sempre esclarecer ao consumidor os seus direitos”, completa Juliana.
Leia mais:
Paraibanos vão gastar mais neste final de ano em relação a 2016
Comerciantes e consumidores estão otimistas para as compras e vendas para o final do ano