Grupo indígena cobra melhorias para educação nas tribos
Em reunião com representantes do MPF e da Secretaria de Educação da Paraíba, indígenas cobraram a implantação de um sistema para contratação de pessoal de apoio para as escolas.
Índios cobraram ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Governo do Estado a melhoria nas condições de educação indígena, na Paraíba. A reunião com os órgãos aconteceu na manhã desta segunda-feira (06), na sede do MPF.
Foram cobrados aos representantes do MPF e da Secretaria de Educação da Paraíba a implantação de um sistema para contratação de pessoal de apoio para as escolas.
O procurador federal, José Godoy, revelou como está procedendo o acordo e que faltou diálogo entre o Governo do Estado e os grupos indígenas: “ O Governo foi precipitado, mas está agindo com sensibilidade tentando resolver a questão. O grupo indígena mostra as demandas de maneira madura e tem sido um debate respeitoso, de ambas as partes.", disse.
Segundo Godoy, ficou estabelecido na reunião a formação de uma comissão para a criação de uma lei que regulamente a educação indígena no estado. "Em quinze dias esperamos uma proposta do Governo para saber como será a contratação dos profissionais, iremos analisar e, se aprovada, enviarmos para a Assembleia Legislativa.", completou o procurador.
Condições
foram estabelecidas pelos índios, caso haja a implantação deste
modelo de contratação proposto, são elas: não
haver
demissões no quadro atual; os novos contratados sejam os próprios
moradores das aldeias indígenas e
que
nenhuma
interferência
seja
feita nas
escolas, mantendo
assim, a autonomia indígena.
As informações foram veiculadas na Rádio Jovem Pan João Pessoa 102.5