Saiba como é a rotina de uma aluna que se prepara para o Enem
Letícia Feijó tem o sonho de cursar medicina na UFPB, e não mediu esforços para isso neste ano
O primeiro dia provas do Enem já se foi e agora só resta metade do caminho. No último domingo (5), estudantes de todo o Brasil realizaram as provas de ciências humanas e linguagens, tendo ainda que escrever uma redação, tudo isso para concorrer a uma vaga em universidades públicas do país.
No próximo domingo (12) ainda tem mais, com as provas de ciências da natureza e matemática, consideradas junto com a redação as mais importantes do Enem, já que costumam alavancar a nota do aluno.
Aqui na Paraíba, foram 189.149 candidatos inscritos no Enem, mas desse total, 25,90% dos estudantes faltaram ao primeiro dia de exames no estado. Esse foi o segundo maior número de abstenção em todo o Brasil.
Letícia não entrou para esses dados. A paraibana fez cursinho para o Enem durante o ano todo, com o objetivo de garantir um lugar no curso de medicina na universidade. Para buscar esse sonho, a estudante precisou se dedicar bastante e passar por uma rotina puxada no dia a dia, sem espaço nem para descanso após o almoço.
“É uma batalha que a gente está atrás de conseguir pra ela, e ela não mede esforços para chegar aonde deseja”, declarou Océlio Laurentino, pai de Letícia.
A aluna percorre um trajeto de cerca de 3 quilômetros todas as tardes para ir até o cursinho, tudo isso de baixo do sol forte. E um de seus professores de Letícia se mostra confiante com os resultados que ela vai conseguir. “Esse ano ela provou que está preparada para isso, se esforçando desde o início do ano, batalhando, tirando suas dúvidas”, disse o professor de matemática Felipe Allen.
“Eu fico até 00:30 estudando, ou até um pouquinho mais tarde, dependendo do meu cansaço. Aí durmo pra acordar no dia seguinte às 6h”, revela Letícia.