Câncer de próstata matou 222 paraibanos este ano
O urologista Thiago Nobre tira dúvidas sobre o câncer de próstata
Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e apontaram que o câncer de próstata já fez 222 vítimas só até outubro deste ano. As ações nacionais voltadas para a conscientização do tratamento de câncer começa com o Outubro Rosa e prioriza a atenção para o câncer de mama, tipo de doença que mais afeta as mulheres. Já no mês de novembro, as ações são voltadas para os homens e teve início nesta quarta-feira (1), o Novembro Azul, com campanha destinada a prevenção do câncer de próstata.
De acordo com as estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), neste ano devem ser registrados 61 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil. O Ministério da Saúde indica que 14.484 homens morreram em decorrência da doença no país em 2015. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
O urologista Thiago Nobre tira dúvidas sobre o câncer de próstata.
O que causa o câncer de próstata?
Observa uma relação clara entre o câncer de próstata é idade avançada acima de 50 anos, a história familiar positiva, ou seja, para quem tem história de câncer de próstata na família existe um risco de 4 vezes mais do que a população normal , a raça negra tem uma incidência maior que a raça branca e alguns estudos falam que o câncer de próstata está relacionado com a obesidade.
1)O câncer de próstata pode ser prevenido?
A prevenção é feita com toque retal e PSA.
2)Se na família houver casos de câncer de próstata, corro risco de desenvolver a doença?
Risco de 4 vezes mais com um caso na família.
3)A neoplasia intraepitelial prostática pode virar câncer?
A NIP ou PIN como chamamos é precursora do câncer de próstata é geralmente quando encontrado na biópsia a indicação é rebiopsiar pois quando se torna extenso, a chance de ser um câncer é maior.
4)Homens jovens podem ter câncer de próstata?
Jovens podem ter, mas é raro tumor de próstata antes dos 40 anos.
5)Com que idade recomenda-se iniciar exames de prevenção do câncer de próstata?
A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda toque e PSA a partir dos 50 anos para quem não tem fatores de risco e a partir dos 45 para quem tem algum fator de risco. Geralmente jovens acometidos possuem um prognóstico pior.
6)Vitaminas ajudam a prevenir o câncer de próstata?
7)Apesar de alguns estudos sugerirem que a vitamina. E possa ter algum papel na prevenção um grande estudo SELECT que foi feito usando selênio e vitamina. E com mais de 35 mil homens no estudo não observou diminuição do risco de câncer de próstata com uso desses elementos.
Quanto ao cálcio e vitamina D , uma metanálise (estudo que pega vários estudos juntos) também não comprovaram a redução do risco de cá de próstata.
8)Com os atuais exames, como o PSA, é possível dispensar exames pela via retal na investigação do câncer de próstata?
9)As recomendações atuais falam que tanto o PSA quanto o toque retal são indispensáveis ainda hoje em dia para o diagnóstico precoce.
10)Quais são os sintomas do câncer de próstata?
Com o advento do PSA os diagnósticos estão sendo dados cada vez mais precoce, então possa ser que não haja nenhum sintoma, quando se tem sintomas pode ser que o câncer já seja metastático ,ou seja, já esteja fora da próstata, sintomas como obstrução urinária , dor nas costas , elevação da creatinina cursando com insuficiência renal , dor abdominal , são sintomas já com acometimento fora da próstata.
11)Como é feito o diagnóstico do câncer de próstata?
Diagnóstico é feito através da biópsia da próstata que tem suas indicações.
12)Quais as chances de cura para um paciente com câncer de próstata?
As chances de cura dependem do estado em que se encontra a doença, por exemplo se for diagnosticado no início existe uma chance de mais de 80% de cura.
13)O câncer de próstata pode se disseminar para outros órgãos?
Pode se disseminar sim. Principais sítios de metástases são os linfonodos e os ossos.
Sobre o Novembro Azul:
O Novembro Azul é um movimento que teve origem em 2003, na Austrália e, desde então, são realizadas diferentes estratégias de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.
De acordo com estimativas da incidência do câncer do Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), os principais tipos de câncer que incidem na população masculina em todo o estado e em João Pessoa são: Próstata (1.040 casos), estômago (230), traquéia, brônquio e pulmão (180), cavidade oral (150), laringe (130), reto (120), esôfago (100) e bexiga (70).
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.
Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. “Para que ocorra a diminuição da mortalidade do homem, é primordial o incentivo à adoção de hábitos de vida saudáveis, bem como o autocuidado. Neste sentido, a população deve procurar as Unidades de Saúde da Família dos seus municípios para a realização dos exames preventivos”, concluiu Hélio Soares.