Conselho Tutelar fiscaliza cemitérios neste feriado
Entre as tarefas proibidas para crianças e adolescentes estão a limpeza das lápides e túmulos e comércio de flores e velas.
As equipes do Conselho Tutelar, Ministério Público da Paraíba (MPBP) e do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (PETI) realizam uma fiscalização contra o trabalho infantil nos cemitérios da capital, nesta quinta-feira (02), feriado do Dia de Finados.
As fiscalizações acontecem em conjunto com conselhos tutelares e prefeituras do país. Segundo Alexsandro Queiroz, conselheiro da região Sudeste da capital, o trabalho infantil é recorrente nos feriados, "A população precisa se conscientizar que o trabalho infantil não pode ser considerado normal e a criança que participa desta prática corre vários riscos", disse.
De acordo com o Conselho Tutelar, as crianças que forem pegas realizando trabalho nos cemitérios neste feriado, os pais serão notificados podendo haver implicações administrativas e judiciais.
De acordo com os órgãos de defesa à infância, o trabalho infantil em cemitérios expõe as crianças e adolescente a esforços físicos intensos, calor, riscos de contágio por bactérias, fungos, ratos e outros animais, além do risco de acidentes e do estresse psíquico característico da atividade, podendo causar afecções músculo-esqueléticas.