Servidores Federais podem deflagrar greve; entenda
O ato é um protesto às reformas trabalhista e do ensino médio.
No último fim de semana, durante uma assembleia geral, a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA) decidiu deflagrar greve geral dos servidores a partir do dia 10 de novembro.
De acordo com a decisão, o ato é um protesto a Emenda Constitucional 95/16 e às reformas trabalhista e do ensino médio. Segundo Marcos da Paz, membro do Sindicato dos Trabalhadores Em Ensino Superior do Estado da Paraíba (SintesPB), a decisão da FASUBRA favorável à realização da greve a partir do dia 10, depende de autarquias regionais. “Aqui na Paraíba o SintesPB reunirá os associados em assembleia regional tomar uma decisão, isso deve acontecer nos próximos dias”, disse.
Outro ponto que está em discussão é contrário a PLS 116/17 que prevê demissão por avaliação negativa dos servidores, a decisão tem relatoria do Senador Lasier Martins (PSD-RS). O projeto estabelece critérios para a avaliação dos servidores que, caso não alcancem o desempenho mínimo, podem perder a estabilidade e serem demitidos.